Maio Amarelo 2022 é lançado oficialmente em Várzea Paulista

Trânsito - Destaques

Tema deste ano é “Juntos salvamos vidas!”; Várzea Paulista terá como foco a conscientização no uso de cinto de segurança no banco traseiro

Na manhã desta terça-feira (3), a Prefeitura de Várzea Paulista lançou oficialmente o movimento Maio Amarelo 2022 na cidade — o tema nacional é “Juntos Salvamos Vidas!”. Com a presença de autoridades municipais e estaduais, o gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno, explicou que o foco no município será a conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro. A solenidade foi realizada no auditório da Praça CEU e transmitida ao vivo no Facebook da Prefeitura.

Segundo o gestor, 50 mil panfletos serão distribuídos em locais próximos a semáforos da cidade, a partir do dia 5, e, do dia 10 em diante, materiais para colorir serão disponibilizados em escolas da cidade. O intuito é que os pequenos possam multiplicar essa conscientização em suas casas.

“94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana. A conscientização é muito importante. Vamos trabalhar muito com as crianças, porque elas também fazem parte do trânsito”, declarou Bueno. O intuito é que os pequenos possam multiplicar essa conscientização em suas casas. “A pessoa do banco traseiro também está em movimento, assim como o carro, e seu corpo fica muito mais pesado no caso de um impacto. O cinto no banco traseiro é muito importante”, complementou. No dia 14, será feita a distribuição de marca-páginas em templos religiosos.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, reforçou a importância do trabalho preventivo e do ensino às crianças, como formação de multiplicadores de conhecimento. “Vamos trabalhar as crianças como multiplicadoras para levar isso ao maior número de munícipes possível”. Para o mandatário, a conscientização preventiva é bastante relevante e o cuidado com o trânsito precisa ser constante, no ano todo.

Outra ação divulgada na cerimônia foi um trabalho conjunto, ao longo do mês, por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a GCM (Guarda Civil Municipal) e a Unidade de Trânsito. “Nós (a PM) também trabalhamos com prevenção. Vamos começar ações conjuntas, com a GCM e o Trânsito, e vamos trabalhar bastante essa conscientização no trânsito”, declarou o capitão Drezza, presente no evento.

O vice-prefeito Fernando Pasqualino parabenizou todos os envolvidos nas ações de conscientização feitas há muitos anos na cidade, por meio do Maio Amarelo. Ele citou, inclusive, a percepção, externada por uma pessoa de outra cidade, de que, em Várzea Paulista, já existe o hábito de parar o carro antes da faixa de pedestres, nos lugares sem semáforo, o que, para Pasqualino é fruto de um trabalho contínuo considerável.

A íntegra da live está disponível em: https://tinyurl.com/yc7c8r9y.

Outros trabalhos da Unidade de Trânsito

Várzea Paulista renovou, recentemente, a sinalização de solo em diversos bairros, inclusive nas saídas de todas as escolas municipais e estaduais. A ideia é que todas as vias do município recebam essa pintura até o final do ano.

A troca de diversas placas por outras mais novas e visíveis deve ser iniciada ainda neste mês.

Presenças

Entre outras autoridades, estiveram na abertura oficial o gestor executivo municipal de Trânsito, Oséas Martins; o coordenador municipal de Educação e Fiscalização no Trânsito, Laércio Bifani; o analista Felipe Abreu, representante da Transkompa, transportadora da cidade; e o comandante da GCM, Dejair Pellini.