Prevenção sem Fronteiras une Várzea Paulista e Jundiaí no combate à Dengue

Saúde - Destaques

Neste sábado (30), ocorreu a ação de prevenção sem fronteiras, que reuniu a equipe de Saúde e Zoonoses de Jundiaí e Várzea Paulista. Essa ação conjunta prevê o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

O aumento significativo dos casos de dengue na região vem preocupando as unidades gestoras de saúde das cidades da região. Diferente de endemias como a covid, a Dengue não é transmissível por contato humano, mas pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Como o mosquito é o vetor da doença, não há como controlar apenas numa cidade se a cidade vizinha não controlar também.

Foi pensando nisso que as unidades gestoras de Saúde de Jundiaí e Várzea Paulista se uniram para uma ação que busca conscientizar e orientar a população sobre medidas simples que evitam a proliferação do mosquito.  Segundo Fauzia Raiza, Diretora de Vigilância e Saúde de Jundiaí essas ações conjuntas são muito importantes. “É importante que a gente una nossos esforços no combate à esse vetor” relatou “Quando você tem essa parceria você aumenta o número de suas equipes e consegue ter um resultado mais abrangente nas visitas de casa a casa”. Completou a gestora.

Segundo Adriana Camargo, diretora de Vigilância e Saúde de Várzea Paulista, tem ocorrido um aumento significativo no número de casos das doenças, por isso essas ações de enfrentamento são tão importantes. “Nós constatamos um aumento no número de notificações de dengue, e percebemos que senão nos prevenirmos, podemos ter um surto sem precedentes da doença”, relatou. “Contra a Covid nós temos vacina, e contra a dengue temos a população”, frisou Adriana.

Próximo passo

O plano da Unidade Gestora de Saúde é estender essas ações para os demais municípios. Além de continuar com as medidas que já vêm sendo feitas.  Fernando Collange relata que essa ação articulada com Jundiaí ajuda a abranger a ação efetiva. “Hoje o foco principal é a orientação, e atrair o público”, relatou o gestor.