Dia Mundial da Dança: servidora municipal se dedica a aulas voluntárias de dança do ventre

Cultura e Turismo - Destaques

Solange Gonçalves, a “Sol”, ensina a arte há 15 anos e se mostra realizada com o aprendizado e alegria de suas alunas

Neste Dia Mundial da Dança — 29 de abril, uma história de uma das servidoras da Prefeitura de Várzea Paulista chama a atenção. Solange Aparecida Gonçalves, conhecida como “Sol”, é professora voluntária do Grupo Gadaq de Dança do Ventre há 17 anos, instituição que dá aulas básicas desse tipo de dança, todas gratuitas, desde 2005. “Nunca quis ser bailarina profissional. Gosto de dar aula, levar as alunas para apresentações, ver a satisfação delas quando aprendem alguma coisa nova, quando estão aptas a se apresentarem, e ver a alegria delas. Isso é que me dá prazer”, declara.

Assim como as outras danças, a dança do ventre traz diversos ganhos para quem a pratica e, ao contrário do que muitos imaginam, é voltada a meninas e mulheres de todos os biotipos e idades. No Gadaq, por exemplo, há alunas de 8 a 60 anos. “Os benefícios são: melhora da postura; alívio de determinados problemas na coluna; melhor coordenação motora; estímulo da memória; modelamento da cintura; tonificação muscular; melhora de funções digestivas; alívio de cólica menstrual; relaxamento de corpo e mente; aumento de flexibilidade; favorecimento de emagrecimento (desde que a dança seja acompanhada por alimentação equilibrada), integração social e combate a depressão”, aponta a professora.

Outras vantagens citadas pela voluntária são as boas sensações proporcionadas pela prática. “É difícil uma pessoa que faz dança do ventre não se sentir bem, pois é uma prática muito gostosa, não só pela aula, mas também pela convivência com o grupo e atividades extras que ocorrem. É bem divertido”.

Servidora municipal desde 2004, ela começou a dar aulas da dança na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim América IV há mais de 10 anos e, a partir de 2012, atua na área de Cultura da Prefeitura. A existência de diversos grupos de dança em Várzea Paulista, inclusive a Companhia Arteenager, que também fornece aulas gratuitas, é destacada pela professora voluntária. Segundo Sol, nos Festivais de Cultura e Arte da cidade, os dias de dança têm muitos participantes de Várzea Paulista e outras cidades, e trazem um público considerável.

No ano que vem, haverá novas inscrições para o grupo, que serão divulgadas no portal da Prefeitura. Mais informações sobre o Gadaq em: https://pt-br.facebook.com/dancadoventrevarzeapaulista/.