1ª Copa Waldir Capeloto começa neste sábado (30), em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Seis times vão concorrer às taças das categorias sub-11 e sub-13; município anfitrião será representado pela unidade varzina da renomada franquia Meninos da Vila, do Santos FC

Várzea Paulista vai sediar a primeira edição da Copa Waldir Capeloto de Futebol de Base, cujo nome é uma homenagem póstuma a uma das mais importantes figuras do futebol amador da região, o ex-goleiro falecido em maio de 2019. A competição masculina, que começa no próximo sábado (30), terá times campeões de duas categorias: sub-11 e sub-13. A cidade anfitriã será representada pelos times da unidade varzina da franquia Meninos da Vila, do Santos FC, conhecido mundialmente por revelar diversos talentos para o futebol. As partidas do torneio serão disputadas nos campos do Jardim Cruz Alta e Jardim Paulista.

São seis equipes, cada uma com times das duas categorias: Menino da Vila, CFA Jarinu, Levon EC (Engordadouro — Jundiaí), Nova Odessa FC e Jovens em Ação (Ivoturucaia — Jundiaí).

Na primeira rodada, sábado, o Campo do Cruz Alta recebe duas partidas: às 8 horas, Nova Odessa e Meninos da Vila se enfrentam pelo sub-11; às 9 horas, será a vez das equipes do sub-13 desses times jogarem. No Jardim Paulista, serão duas partidas: Jarinu e Nova Odessa se enfrentam às 8 horas, pelo sub-11, e às 9 horas com as equipes do sub-13. A entrada é franca.

As equipes se enfrentarão em cinco rodadas e as duas mais bem classificadas disputarão duas partidas das finais, para a definição das equipes campeãs de cada categoria. A competição vai até julho deste ano.

Atleta e grande figura do amador

O varzino Waldir Capeloto, ex-professor da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista, teve passagem como goleiro do Paulista de Jundiaí. “Por essa passagem e por ter sido um grande atleta, sempre foi respeitado e reconhecido por todos os dirigentes e técnicos desse clube”, afirma o professor Sérgio Luiz Faria de Oliveira, que conviveu com ele e trabalha atualmente na Rede Municipal.

Capeloto também foi arqueiro nas principais equipes amadoras de Jundiaí e Várzea Paulista, pelas quais conquistou muitos títulos e diversas amizades. “Como todo bom profissional e excelente educador, soube, por meio do futebol, sua grande paixão, construir grandes amigos e amigas sinceros e formar o homem do amanhã”, elogia Oliveira.

Conhecido pelo grande caráter e personalidade marcante — era exigente e carismático —, marcou a história de todos os garotos que treinou. “Quem passar por todos os campos desta cidade, vai encontrar o trabalho e a alma desse respeitado educador”, declara o atual professor.