Espetáculo de destaque para bebês, Scaratuja chegará a Várzea Paulista em 7 de maio

Cultura e Turismo - Destaques

Com uma técnica diferenciada, peça mostra como as crianças desenvolvem, a partir do nascimento, a descoberta do mundo

O auditório da Praça CEU vai receber, no próximo dia 7 de maio, às 11 horas, o espetáculo Scaratuja, número artístico diferenciado recomendado para bebês de 0 a 3 anos, a Primeiríssima Infância. Organizada pelo grupo Catarsis – Arte para Infância e Juventude, a peça foi contemplada com o prêmio Proac Expresso de Circulação de Espetáculos para o Público InfantoJuvenil, que apoia financeiramente projetos artísticos. A entrada é franca e os ingressos limitados serão distribuídos na entrada do auditório, a partir das 10 horas, com prioridade para as crianças dessa idade, devidamente acompanhadas por uma pessoa adulta.

Ao longo do espetáculo, o público é conduzido por muitas linhas, usadas pelos atores, que vão em muitíssimas direções. A plateia é levada a compreender a formação de desenhos que vão da garatuja (primeiros rabiscos e desenhos das crianças) à representação das formas. O que se apresenta permite aos espectadores descobrir como é possível se divertir e desenvolver-se quando a criação é livre e as crianças se deixam levar pelo corpo e pela grande vontade de explorar um novo e estimulante universo, que começa a ser descoberto no nascimento.

O espetáculo vem recebendo diversas críticas especializadas positivas desde 2016, quando começou a ser realizado. São cerca de 50 minutos de peça, com 25 minutos de peça e 25 minutos de interação do público com as linhas.

Ficha técnica

Concepção, direção e dramaturgia final: Marcelo Peroni

Criação: Aline Volpi, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo

Elenco: Aline Volpi e Vladimir Camargo

Orientação pedagógica: Livia Brigoni Balanin

Apoio técnico: Ana Paula Castro

Projeto cenográfico e de figurinos: Aline Volpi, Marcelo Peroni e Vladimir Camargo

Projeto de luz: Rodrigo Gatera

Execução cenográfica: Edivaldo Zanotti

Trilha sonora: Poin (Pequena Orquestra Interativa)

Músicas originais: Gustavo Finkler

Letrista: Jackson Zambelli

Participação especial – trilha sonora (voz): Renata Mattar

Interior contemplado

A circulação das apresentações pelo interior de São Paulo teve início no último dia 13 de março, em Itu, e vai até o final de agosto. O calendário completo está disponível no Instagram e Facebook da peça: @scaratuja.