Prefeitura realiza mutirão contra a dengue em quatro bairros esta semana

Saúde - Destaques

Agentes comunitários de saúde visitam casas em áreas mais afetadas pela doença, para orientar à população sobre os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti

Esta semana, a Prefeitura de Várzea Paulista promove ações de combate a dengue, para conter o desenvolvimento da doença na cidade. O setor Vigilância em Zoonoses promove mutirões contra o mosquito, onde agentes comunitários de saúde seguem fazendo visitas nas casas, localizadas nos bairros mais afetados pela doença, com o intuito de orientar à população contra o mosquito Aedes aegypti e como evitar seus criadouros.

Segundo o setor de Vigilância em Zoonoses, até a última quarta-feira (20), o município registrou 216 casos positivos de dengue, sendo 211 casos autóctones e 05 casos importados.

A partir de terça-feira (26), as visitas serão intensificadas, seguindo o seguinte cronograma:

• 26/04 – Cidade Nova II;
  • 27/04 – Jardim Bertioga;
  • 28/04 – Vila Popular;
  • 30/04 – Santa Terezinha.

Segundo o coordenador municipal de Vigilância e Zoonoses de Várzea Paulista, André Purgato, aproximadamente 80% dos criadouros estão dentro dos imóveis. “Então, é preciso ter muita atenção a isso e tentar olhar pelo menos uma vez na semana toda a casa: use 10 minutinhos e dê aquela passada no quintal, para não deixar nada de água parada, que é onde o vetor vai conseguir se proliferar”, explica. “Dessa forma interrompemos o ciclo do mosquito e conseguimos evitar uma epidemia de dengue”, complementa. Recipientes como pratinhos de plantas, garrafas e pneus devem ser totalmente esvaziados.