Prefeitura aumenta os repasses para a Apae em quase R$ 3 milhões

Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias

Aumento segue o Plano de Trabalho apresentado pela entidade e contempla o custo com transporte para atendidos de 12 a 30 anos

Na tarde de segunda-feira (11), a Prefeitura assinou um novo Termo de Fomento que aumentou de forma significativa o valor do repasse à Apae de Várzea Paulista.

Com novo termo de fomento, a Prefeitura começa a repassar R$ 2.963.128,00 por ano para a Apae. Esses valores são voltados a ações sociais, educacionais e de saúde (aproximadamente R$ 1,5 milhão para saúde e o restante para educação e serviço social). Esse é o maior repasse anual da Prefeitura à entidade na história da cidade.

Esse termo é o resultado de uma luta incessante da Prefeitura para solucionar o problema do transporte aos atendidos pela Apae de 12 a 30 anos. Isso porque a Lei Federal 13.019 não permite que a administração municipal faça o repasse direto. Para que isso pudesse ser feito, a Apae teria que adequar o seu Plano de Trabalho Educacional, onde teria que incluir esse custo de transporte. Apresentado pela diretoria da Apae em março, o Termo de Fomento pôde ser assinado e o problema finalmente foi resolvido.

“Só agradeço. Sabemos como é importante este momento porque muitos necessitavam do transporte. Muito obrigado, prefeito e demais envolvidos! Os pais estão felizes, assim como nós”, disse aPresidente da Apae de Várzea Paulista, Jeanette Gut. “Mais um passo da Apae de Várzea Paulista. A partir de amanhã, o transporte da Apae volta à as normalidade. Hoje estamos vivendo um momento de festa”, relatou o diretor escolar da Apae, Luiz Garcia.

O chefe da Casa Civil, João Paulo Souza, enalteceu a importância dos vereadores Giba, Adrianin e Alex nas reuniões com a Prefeitura e o Ministério Público do Estado.

“Uma vez, após ser eleito, ouvi uma frase de uma servidora: ‘Quem acolhe quer ser acolhido’. Essa frase me marcou. Quero implantar um espírito acolhedor e humanizado em nossa administração”, disse o Prefeito professor Rodolfo durante a cerimônia de assinatura. “É uma satisfação. Tenho certeza de que a Apae vai administrar muito bem esses recursos. Parabenizo todos os pais que batalham, a presidente Jeanette e todos os profissionais da escola, pela referência que é a Apae de Várzea Paulista. Ouço de várias pessoas que é não só a melhor do estado, mas a melhor do país”, concluiu.

A unidade da Apae de Várzea Paulista atende 649 pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou espectro autista.