Prefeitura lança oficialmente capacitação para ajudar pessoas vulneráveis socialmente a se reinserirem no mercado

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

150 membros da Frente de Trabalho e 50 pessoas atendidas pelos CRASs vão receber qualificação que faz parte do programa federal Acessuas Trabalho

Na tarde desta sexta-feira (8), uma qualificação voltada ao mercado de trabalho, do Acessuas Trabalho (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), do Governo Federal, foi lançada oficialmente pela Prefeitura de Várzea Paulista, no Ginásio Ayrton Senna da Silva. Na solenidade, autoridades municipais incentivaram as pessoas que vão participar do curso de 16 horas, que começa na próxima segunda-feira (11). Os presentes também receberam kits com material escolar e bombons.

Serão 147 participantes da Frente de Trabalho, programa municipal que auxilia a reinserção no mercado de trabalho e inclui esse tipo de formação, e 53 pessoas cadastradas nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade.

Ao longo da formação, que será gerenciada pela Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social e aplicada pela empresa Kelly Vanessa Schoemberger, o objetivo é auxiliar os alunos, que são pessoas em vulnerabilidade social, a se reinserirem no mercado, por meio de conhecimentos sobre como pleitear vagas, preparar um currículo, etc.. As aulas serão ministradas até o dia 30 de maio, na Praça CEU (sala multiuso), Centro Comunitário da Vila Real e Guardinha da cidade (no Rotary Club), para contemplar as várias regiões da cidade. Após o curso, será feita a cerimônia de entrega dos certificados. Serão 8 turmas com 25 alunos cada. É a retomada desse tipo de formação presencial, diante da grande melhora dos índices da pandemia de Covid-19.

Incentivo

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, ressaltou a busca cada vez maior pela promoção de uma gestão municipal humanizada, com foco em acolher e capacitar pessoas. “Quero parabenizar vocês, e agradecer em especial o coordenador Reinaldo Favaro, que toca a equipe da Frente de Trabalho. Essa capacitação é mais um incentivo para vocês entrarem no mercado de trabalho. Como professor, considero gratificante saber que mais uma qualificação será oferecida. Com isso, vocês terão novas oportunidades de emprego, para crescer, evoluir e buscar o que querem para o futuro”, declarou.

O mandatário também destacou as várias ações que a administração tem realizado para atender os munícipes em vulnerabilidade social. Foi o caso, por exemplo, da busca pela ampliação das vagas da Frente de Trabalho, que foram ampliadas de 25 para 150, com o apoio da Câmara Municipal, durante o atual mandato, em um contexto de crise econômica nacional e pandemia, e da luta por outras conquistas, como os novos investimentos estaduais: restaurante Bom Prato Móvel, que funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 13 horas no Parque Chico Mendes, com refeições a R$ 1,00; e a unidade do Poupatempo,  ser inaugurada em breve no Shopping Alegria. Braga também fez questão de destacar as mais de 80 toneladas de alimentos doadas a pessoas vulneráveis socialmente, por meio de um trabalho coordenado pelo FUSS (Fundo Social de Solidariedade) da cidade.

O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, também enalteceu o trabalho de Reinaldo Favaro e parabenizou os membros da Frente de Trabalho. “É uma alegria muito grande saber da importância de vocês na administração e na sociedade. Muito obrigado e parabéns!”.

Presenças

Entre as várias outras autoridades municipais presentes na cerimônia, estiveram o vice-prefeito, Fernando Pasqualino; o chefe da Casa Civil, João Paulo Souza; e os gestores de Esporte, Leonardo Lopes; Meio Ambiente, Peterson Afonso; Planejamento e Inovação, Carla Medeiros; Educação, Magali Souza. Também prestigiaram o evento os vereadores Giba Moraes, Márcio Nunes, Valdecir, Adrianin e Dr. Eliseu.