Alunos aprenderam a arte na prática, que ajuda no desenvolvimento da autoestima e concentração
O retorno das aulas presenciais, começou com uma grande novidade para os alunos do quinto ano, da Cemeb Profº João Baptista Nalini, no Jardim Buriti. Na quarta e quinta-feira (31), os estudantes participaram de uma oficina sobre a técnica do Arco e Flecha, com o professor Carlos Alberto de Mello Oliveira, o Mello.
O arqueiro explica que a iniciativa começou em 2021, quando nove professores de educação física do município receberam a formação em Arco e Flecha, por meio da EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor). “Com o retorno das aulas presenciais podemos retomar o projeto e trazer projetos interdisciplinares que desenvolvam a autoestima das crianças e retomem seu interesse pelo ambiente escolar”, pontuou Mello. Arco e Flecha é um esporte de precisão que está dentro da proposta curricular junto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com o coordenador municipal de Educação Física e Artes, Fabiano Mantovani, o objetivo é levar a oficina para mais escolas da rede. “Nestes dois dias, 24 crianças participaram da atividade, mas nossa proposta é ampliar o trabalho, atingindo até 500 crianças com esse projeto”, relatou. “O Arco e Fecha envolve diversas disciplinas, como matemática por conta do ângulo e distância do alvo, e também história para que compreendam o contexto do equipamento. As crianças aprenderam desde a parte teórica, até como montar o arco e atirar”, explica Mantovani.
Arqueiros certificados
Para incentivar os alunos, cada participante recebeu um certificado de participação na oficina. Para a gestora de Educação Magali Souza, o grande prêmio não é acertar o alvo, e sim observar o envolvimento e alegria dos alunos. “Esperamos estender esse projeto para mais escolas, pois esse é o tipo de atividade que queremos proporcionar a todos nossos alunos”.
O aluno Adam Wolhers, de 10 anos, ficou muito feliz com a oportunidade. “Sempre tive vontade de aprender o arco e flecha, e hoje eu aprendi. Graças a oficina e ao professor Mello”.
Trabalho continua
A oficia realizada com os alunos da Cemeb Nalini contou com a presença de dois professores de Educação Física que participaram da formação no ano passado. “A iniciativa é muito interessante, pois faz com que as crianças abram suas mentes para ver além dos esportes que já são rotineiros para elas”, disse Sergio Coradin. “Está oficina trouxe algo novo para nossos alunos, eles ficaram extremamente empolgados e ansiosos, pois a maioria nunca havia tido contato com essa atividade”, conta Maricele Araújo.