Musicarte promove roda de conversa “A Força da Mulher na Música”

Em comemoração ao Mês das Mulheres, a Escola de Música e Arte de Várzea Paulista convidou musicistas moradoras da cidade para conversar sobre suas experiências

Nesta quinta-feira (24), a Musicarte (Escola de Música e Arte) de Várzea Paulista, juntamente com a marca “Vozes Femininas” da Unidade Executiva Municipal de Cultura e Turismo, coordenada pela diretora Marli Petean, realizou a roda de conversa “A Força da Mulher na Música”. Em celebração ao Mês da Mulher, a escola convidou musicistas moradoras do município e ex-alunas, para conversar sobre suas vivências com os alunos e complementar a formação deles.

Dentro do desenvolvimento pedagógico da Musicarte, atividades complementares como palestras, visitas, participação em eventos e as rodas de conversa contribuem como esses complementos, proporcionando um momento de troca de aprendizados e experiências.

No período da manhã, a violinista e ex-aluna Bárbara Pereira e a cantora Hilda Araújo participaram; à tarde, estiveram a violinista Emmanuelle Tamires e a musicista de flauta transversal Fernanda Alves. 

Projeto Vozes Femininas

O projeto foi desenvolvido pela Unidade Executiva de Cultura e Turismo há alguns anos, com o propósito de trabalhar e falar sobre a mulher. São ações como palestras, rodas de conversa, saraus, networking e mapeamentos dos serviços públicos que atendam as mulheres.

Em 2019, o projeto foi um dos 30 selecionados em mais de 400 inscritos no Estado de São Paulo para participar da Oficina internacional “Cultura e Desenvolvimento: projetos culturais em rede e a Agenda 2030″, realizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade de Minho Portugal, o CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da USP) e o Centro de Formação e Pesquisa do SESC. Na oficina, foram realizadas a sensibilização e capacitação de profissionais da área da cultura para desenvolverem projetos culturais enquadrados na Agenda 2030.