Começam as obras da Casa da Memória

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Espaço será destinado ao patrimônio material e imaterial de Várzea Paulista

Na última sexta-feira (18), teve início as obras da Casa da Memória, local onde os cidadãos varzinos terão acesso à história de sua cidade, poderão fazer suas pesquisas, participar de debates, palestras e deixar seus depoimentos relevantes para a memória do município.

Segundo Vinícius Rocha, um dos idealizadores do projeto, a Casa da Memória é muito mais que um museu. “É um espaço destinado ao patrimônio material e imaterial do município, contando assim, a história de Várzea Paulista através de painéis, linhas do tempo, cubos interativos, tablets, televisão. Tudo organizado para atender crianças, jovens e adultos”, informa.

Para a Gestora Executiva de Cultura e Turismo, Renata Câmara, a entrega da Casa da Memória será um marco para a cidade. “Um projeto que nasceu há anos, uma demanda da sociedade e realizado em parceria com a Comissão de Patrimônio Cultural”, relata. “Será um local de grande importância para o resgate da identidade da cidade. Além de todo trabalho de educação patrimonial com as escolas, conselhos e toda sociedade. Nós reconhecemos o passado e construímos o futuro no presente”, afirma a gestora.

O projeto foi desenvolvido pela UGM de Obras e Urbanismo em conjunto com a Comissão de Patrimônio Cultural e a previsão de entrega da obra é até o final do primeiro semestre de 2022.

A Casa da Memória de Várzea Paulista será ao lado da Biblioteca Municipal, no Espaço Cidadania, localizado na Avenida Ipiranga, 151 – Centro.