Mais de 60 profissionais, entre professores do quarto ano e equipe da Unidade Gestora de Educação participarão da iniciativa, que visa facilitar a compreensão de textos pelos alunos
Em quase dois anos de pandemia, as crianças que estavam no ano 1, em 2019, retornam para as aulas presencias já no ano quatro. Os déficits emocionais e educacionais deste período estão sendo trabalhados por professores e equipes pedagógicas, e para capacitar os profissionais para este novo momento educacional, a Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista inicia o projeto de formação e pesquisa “Aprender a Estudar Textos”, por meio da ONG Laboratório de Educação.
Participarão da iniciativa 62 profissionais da educação varzina, sendo 50 professores do ano quatro e 12 coordenadores do Ensino Fundamental. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos as ferramentas para poder transitar pelo mundo do conhecimento, através da linguagem.
De acordo com a gestora de Educação, Magali Souza, a capacitação visa facilitar o processo de alfabetização das crianças e diminuir o déficit de aprendizagem. “A leitura é a percussora das demais áreas de aprendizagem. Com esse projeto, queremos que a habilidade de leitura comece na escola e se estenda para todas as outras áreas da vida da criança”, afirma.
A diretora de conteúdo da ONG Laboratório de Educação, Nicole Paulet Piedra explica que a proposta de trabalho é dar ferramentas para que os alunos aprendam e compreendam os textos. “A leitura é uma das principais ferramentas de aprendizado”, explica. Nicole destaca que a ONG Laboratório de Educação tem como missão produzir conhecimento aplicável e que possa ser aproveitado e colocado em prática pelas redes de ensino público.
Aprender a estudar textos
Segundo a diretora Pedagógica da Unidade de Educação, Glauce Rocco Parazzi, o projeto propiciará novas estratégias ao professor de forma a contemplar a interdisciplinaridade nas Áreas de Linguagens e História. “Essa capacitação permite a ampliação para os demais campos de atuação, considerando uma aprendizagem mais efetiva e compreensiva por parte dos alunos e professores, diante dos processos que serão aplicados durante o desenvolvimento dos mesmos”, informa.
A formação Aprender a Estudar Textos seguirá por todo o ano, com encontros quinzenais e apoio da plataforma on-line.