Várzea Paulista apresenta Criança Feliz e anuncia ampliação do programa na cidade

Evento ressaltou a importância das ações para o desenvolvimento de crianças durante a primeira infância (0 a 6 anos); ações serão expandidas para toda a cidade

Na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Várzea Paulista promoveu, no auditório do Hotel Orquídea Express Inn (Jardim do Lar), uma apresentação do programa federal Criança Feliz, implantando na cidade em 2017, que contou com a presença de diversas autoridades e até mesmo de famílias varzinas já contempladas. Duas palestras de gestoras estaduais do programa foram feitas com o objetivo de explanar o funcionamento e importância do programa e sensibilizar gestores e servidores da Prefeitura para a ampliação das ações no município, anunciada pelo gestor municipal de Desenvolvimento Social.

Segundo o gestor Leandro Marques, o programa contempla atualmente a Região Norte, com 41 crianças e uma gestante atendida, e o objetivo é ampliar para 200 crianças, de todas as regiões da cidade (100 delas apenas na Região Norte).

Uma das palestrantes, a coordenadora estadual do programa, Paola Pastrello, detalhou o funcionamento dele, que inclui visitas domiciliares às famílias e um caráter intersetorial, com ações integradas entre pastas municipais como Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. A assistente social explicou a importância de cuidar bem das crianças durante a primeira infância — desde o nascimento até os 6 anos — idade contemplada pelo Criança Feliz, para a boa formação intelectual dos pequenos e bom desenvolvimento dessas pessoas, sem contar os benefícios sociais e econômicos para essas famílias e a sociedade como um todo.

Pastrello destacou a importância de que município consolide essas ações como política pública. “O programa ainda não atingiu o número de famílias potenciais que poderia atingir. Nosso papel é apoiar a implementação para que tenha cada força cada vez maior e esteja consolidado enquanto política pública. O objetivo é que o município faça um plano municipal pela primeira infância, algo muito maior”, afirmou.

Ela e a outra palestrante, a multiplicadora estadual da iniciativa, Silvia Salgado, enalteceram a presença de vereadores da cidade. Foi a primeira vez que viram representantes do legislativo municipal em uma apresentação do programa, existente desde 2017, no estado. Para Silvia, dentro da intersetorialidade e até mesmo o caráter interfederal (integração entre União, Estados e Municípios), também tem importância a contribuição de vereadores, com o conhecimento mais aprofundado da realidade social de bairros específicos, para o planejamento de ações do programa por parte do poder executivo.

Os cuidados possibilitados pelo programa podem dar a oportunidade de criar políticas públicas de atenção à primeira infância, segundo Salgado. “O programa contém visitas domiciliares e integração das políticas públicas: cuidar da criança, família e comunidade. É uma janela de oportunidade para a própria gestão: a integração de políticas públicas permite atendimento integral da criança. É um programa que dá origem à política pública no município. A integração de políticas públicas permite atendimento integral da criança”, afirmou.

Autoridades municipais celebram momento

O vice-prefeito e gestor municipal de Desenvolvimento Econômico de Várzea Paulista, Fernando Pasqualino, enalteceu a proposta de humanização do serviço público prestado pela Prefeitura, uma das bandeiras da administração municipal, algo que tem muito a ver com o espírito do programa apresentado, bastante elogiado pelo vice-prefeito.

“Vamos ter um aumento de aproximadamente 400% no número de crianças atendidas. Ficou claro aqui que quando se investe nas crianças (cultura, saúde e outras áreas envolvidas) se cria um ambiente para reduzir a desigualdade agora e no futuro. Parabenizo a Unidade de Gestora Municipal de Desenvolvimento Social. Sou fã da forma como vocês conduzem o trabalho e de seu empenho para fortalecer a pasta”, declarou.

Pasqualino também elogiou o sincronismo das Unidades Gestoras da Prefeitura, algo fundamental para o desenvolvimento do programa, conforme a própria explanação das palestrantes. O vice-prefeito também pediu apoio do Governo Estadual para ampliar cada vez mais as ações e número de atendidos pelo programa no município.

O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, agradeceu às famílias presentes, que representaram as demais atendidas pelo programa. “Sem vocês, o programa não faria sentido na cidade. Fortalecer o Criança Feliz mostra a seriedade e acolhimento que a administração vem trazendo para nossos munícipes, nossas famílias”, elogiou.

Presenças importantes

A diretora regional da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Campinas, Janete da Silva Lopes, e a supervisora municipal do programa em Várzea Paulista, Adriana Lima, estiveram entre as autoridades presentes, além de diversos outros gestores e gestores executivos municipais e representantes de conselhos municipais de áreas integrantes do programa: saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, esporte, desenvolvimento econômico e segurança pública. Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Conselho Tutelar da cidade, e a Polícia Militar também foram representadas. Os vereadores da cidade Mauro Aparecido (presidente da Câmara Municipal), Elton, Giba, Chico Spinucci, Dr. Eliseu, Alex Godoi, Hulk, Adrianinho, Valdecir e Nunes também participaram do evento.

Paola Pastrello

Assistente Social, especialista em Desenvolvimento Social na SEDS (Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo) e coordenadora estadual do Criança Feliz. Possui especialização em gestão social: políticas públicas, redes e defesa de direitos.

Silvia Salgado

Doutora em ciências da comunicação, mestra em ciência da informação, jornalista e documentarista formada pela USP (Universidade de São Paulo) e especialista em política e comunicação públicas, pela mesma universidade. Atua como multiplicadora estadual do Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS e técnica master da Coordenadoria de Desenvolvimento Social da SEDS.