Várzea Paulista realiza sua VIII Conferência Municipal de Cultura

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

O encontro ocorreu no último sábado (19) e teve como tema “Várzea Paulista e Cultura: Desafios e Perspectivas”

Neste último sábado (19), a Prefeitura de Várzea Paulista por meio da Unidade Executiva de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura realizou a VIII Conferência Municipal de Cultura, espaço que promoveu a participação da sociedade civil no planejamento das políticas públicas culturais da cidade. Realizada na Câmara Municipal, a conferência contou com a presença de 50 participantes.

A fim de debater sobre o Sistema Nacional e Municipal de Cultura, o tema principal definido para a VIII Conferência foi: “Várzea Paulista e Cultura: Desafios e Perspectivas”, que abordou assuntos como: resultados da Lei Aldir Blanc e a importância da participação da sociedade civil na Conferência, assuntos definidos nas pré-conferências, realizadas entre os dias 15 e 18 de fevereiro.

A reunião contou com a presença de um dos primeiros conselheiros municipais de cultura e o mediador da Conferência, Getúlio Canuto, que explanou sua experiência na implementação do 1° Conselho Municipal de Cultura em Várzea Paulista.

Outra figura importante para o cenário cultural foi o contador de histórias, Marcelo Ferreira, que palestrou sobre a cultura e ancestralidade da cidade, além do processo de implantação dos sistemas nacionais de cultura e a elaboração de uma participação colaborativa entre a sociedade civil, Conselho de Cultura e o sistema público.

Segundo a gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, é importante ressaltar que a Conferência Municipal é um momento muito importante para o Conselho Municipal de Cultura e de todo o segmento na cidade. “É a ocasião em que são definidas e planejadas as diretrizes de trabalho e as políticas públicas culturais do município”, informa.