Várzea Paulista anuncia fim da falta de médicos nas UBS´s

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Com adesão ao consórcio CISMETRO, cidade cria o Programa Avança Saúde e garante atendimento clínico, pediátrico e ginecológico em 100 % das 12 Unidades Básicas de Saúde a partir de março.

A falta de médicos nas UBS´s de Várzea Paulista sempre foi um problema crônico e apontado pela população como um dos maiores do sistema de Saúde na cidade. Esse problema acontecia pela grande dificuldade de se conseguir médicos de especialidades como pediatria e ginecologia, mas também, clínica geral.

Diante das dificuldades, a Prefeitura teve que buscar alternativas inovadoras para resolver o problema, e a encontrada foi o Consórcio Intermunicipal de Saúde, CISMETRO, que subsidiará a implantação do Programa Avança Saúde Várzea Paulista.

O programa Avança Saúde Várzea Paulista tem como objetivo reduzir as filas de espera por consultas médicas na Atenção Básica, Especialidades Médicas e Exames Complexos, zerando, na primeira fase, a falta de médicos nas UBS´s.

A primeira fase do Avança Várzea Paulista terá início no dia 02 de março, sendo que as demais fases devem ser implantadas até o começo do segundo semestre de 2022, e com isso, os pacientes de Várzea Paulista serão beneficiados com diagnósticos mais rápidos, assegurando saúde e bem-estar. Além disso, a medida adotada pelo município segue em concordância com as políticas públicas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Confira como será cada fase do Avança Saúde:

Primeira Fase

A primeira fase do programa vai fortalecer a rede de atenção básica e zerar a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. A estimativa é de que 22 médicos passem a atender em todas as UBS´s, o que representa um aumento de 122% no número de ginecologistas, 44% a mais de pediatras e 33% a mais de clínicos gerais.

Segunda Fase

A segunda fase do programa consiste em ampliar o acesso em no mínimo 50% para especialidades médicas presenciais e fusão com o programa de TELEMEDICINA. As especialidades são Alergista, Cardiologista, Urologista, Dermatologista, Pneumologista, Infectologista, Neurologista, Vascular, Otorrinolaringologista, Endocrinologista, Oftalmologista, Ortopedista, Reumatologista e Gastroenterologista.

Terceira Fase

Já a terceira fase do Avança Saúde consiste em fortalecer e ampliar o acesso aos exames e procedimentos mais complexos, que reduzem os riscos à saúde do paciente, sendo os principais procedimentos os exames Oftalmológicos, exames Audiométricos voltados a deficiência auditiva, exames de Diagnóstico por Imagem (Angiografia, Angioressonância, Cintilografia, Ressonância Magnética, Tomografia, Ultrassonografia e outros).