Gestoras qualificadas do programa vão explicar como funciona o conjunto de trabalhos que acompanha o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos
A Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista promove, nesta quinta-feira (24), a apresentação do programa federal Criança Feliz, conjunto de ações e intervenções para o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade). No auditório do Hotel Orquídea Express Inn (Jardim do Lar), o público esperado é de autoridades locais, representantes de áreas envolvidas com o Programa (Desenvolvimento Social, Casa Civil, Saúde, Cultura, Educação e Esporte) e vereadores da cidade, além de dez famílias a serem convidadas para representarem todas as famílias assistidas pelo programa. Gestoras qualificadas do programa darão palestras explicativas.
A coordenadora estadual do programa, Paola Pastrello, e a multiplicadora estadual da iniciativa, Silvia Salgado, serão as responsáveis por esclarecer como o programa Criança Feliz funciona. A apresentação, que será feita com os cuidados sanitários contra a Covid-19, é parte do Planeja, grande programa de planejamento estratégico da Prefeitura.
Criança Feliz
O Criança Feliz também tem como objetivo facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos de que necessitam. O programa é desenvolvido por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Trata-se de um conjunto de ações de apoio aos cuidadores pais e/ou responsáveis, nas orientações quanto à estímulos nas dimensões do desenvolvimento infantil e no fortalecimento dos vínculos, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. O programa também fortalece o papel das famílias no cuidado, proteção e educação das crianças na primeira infância, e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.
O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, dá um panorama geral do andamento do programa na cidade. “O momento é muito importante para as políticas de fortalecimento no município e estamos ampliando o programa para toda a cidade. O Criança Feliz começou com atendimento de 37 crianças e estamos aumentando para 200 crianças que serão atendidas em todas as regiões, sendo 100 na Região Norte, 50 na Região Oeste e 50 na Região Central. E será desenvolvido em parceria com os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), acompanhados pela supervisora do programa, Adriana Lima”, relata.
Paola Pastrello
Assistente Social, especialista em Desenvolvimento Social na SEDS (Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo) e coordenadora estadual do Criança Feliz. Possui especialização em gestão social: políticas públicas, redes e defesa de direitos.
Silvia Salgado
Doutora em ciências da comunicação, mestra em ciência da informação, jornalista e documentarista formada pela USP (Universidade de São Paulo) e especialista em política e comunicação públicas, pela mesma universidade. Atua como multiplicadora estadual do Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS e técnica master da Coordenadoria de Desenvolvimento Social da SEDS.