Prefeitura de Várzea Paulista faz entrega simbólica de cartões do programa estadual Bolsa do Povo

Desenvolvimento Social - Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias Secretarias - Destaques

Quase 300 famílias da cidade estão contempladas com benefícios Vale Gás ou São Paulo Acolhe; quatro famílias representaram as mais de 250 que contam com o Vale Gás

Na manhã desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Várzea Paulista fez uma entrega simbólica a quatro famílias contempladas com o Vale Gás, um dos benefícios estaduais do programa assistencial Bolsa do Povo, do Governo do Estado de São Paulo. No auditório da Praça CEU, quatro representantes dessas famílias receberam o cartão com o qual poderão sacar o valor do benefício, das mãos do prefeito professor Rodolfo Braga e gestores da Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social.

Elas representam as quase 300 famílias varzinas contempladas com os benefícios Vale Gás ou SP Acolhe, do Bolsa do Povo, muitas delas já tendo recebido parte dos valores previstos.

O Vale Gás consiste em três parcelas mensais de R$ 100,00 como um auxílio para que famílias em vulnerabilidade social possam adquirir para compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg), item fundamental em meio à crise econômica nacional atual. A maior parte das pessoas beneficiadas em Várzea Paulista já começou a sacar o valor e as quatro famílias representadas e as demais contempladas na atual remessa estadual sacam a primeira parcela neste mês. Já o SP Acolhe é um auxílio de seis parcelas mensais de R$ 300,00, para famílias que perderam os provedores da alimentação como vítimas da Covid-19 — Várzea Paulista teve 37 famílias contempladas.

A Prefeitura faz a intermediação com o Governo Estadual e lhe fornece os dados, uma vez que todas as famílias beneficiadas realizaram o CadÚnico (Cadastro Único) em Várzea Paulista e o Município tem acesso ao cadastro. O prefeito professor Rodolfo Braga fez questão de enaltecer a atuação dos gestores envolvidos, que tem tudo a ver com a humanização pretendida pela gestão municipal. “É um trabalho de referência, que vem representando Várzea Paulista com dignidade”, elogiou.

Prefeito satisfeito e munícipe agradecida

O mandatário destacou a busca por programas para beneficiar a população varzina, em especial a parte que enfrente dificuldades sociais. “Temos compromisso de buscar programas e projetos que satisfaçam todos que aqui moram, principalmente aqueles que passam hoje por vulnerabilidade social. E, se Deus quiser, isso é algo muito breve. Logo, logo cada um poderá ter seu destino financeiro construído com seus próprios braços, própria vontade”, declarou Braga.

“É uma satisfação para mim, que tenho o desejo de ver uma cidade humanizada e acolhedora,  fazer parte desta solenidade e ajudar as famílias que precisam deste acolhimento. Muito obrigado de coração aos gestores de unidades de desenvolvimento social do município! E vamos, sim, trabalhar muito para atender a população que mais precisa, por meio do serviço realizado por vocês todos os dias, acolhendo a população”, finalizou o prefeito.

Entre as quatro famílias representadas, Cleuza Duarte de Oliveira, 53 anos, moradora do Jardim Promeca, mostrou-se muito feliz e fez questão de agradecer ao prefeito e outros presentes. “As meninas me ligaram, não consegui atender. O pessoal do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) foi até minha casa. Os meninos tiveram muita paciência, trataram muito bem, explicaram certinho o que a gente devia fazer. Eu agradeço muito em primeiro lugar a Deus, que é soberano sobre todas as coisas, e a essas pessoas que são muito boas e me trataram muito bem. São pessoas excelentes e realmente treinadas para o serviço delas. O atendimento está de parabéns. Acabei de agradecer a todos que eles fazem parte disso e que Deus sempre os abençoe para seguirem com essa educação, porque educação vem em primeiro lugar, para saber como tratar o povo”, enalteceu a munícipe.

Os outros representantes foram Gisele Talita Soares Camargo, Maria Joana da Silva e Olicio Moises de Sousa.

Prefeitura se empenhou para contemplar mais pessoas

O gestor municipal de Desenvolvimento Social destacou o fato de a atual gestão municipal ter solicitado um aumento das famílias contempladas com o Vale Gás, no segundo semestre de 2021, algo atendido pelo Estado e que permitiu o alcance de diversos outros munícipes. “É uma honra ver a importância de termos quase 300 famílias beneficiadas no município hoje, o comércio ser fomentado e, principalmente, saber da importância, para a vida dessas famílias. Esta entrega representa muito bem o que o prefeito fala sobre o nosso acolhimento e a humanização das famílias do nosso município. Muito obrigado por terem vindo e parabéns por terem sido contempladas!”, afirmou.

Também estiveram presentes as gestoras executivas de Desenvolvimento Social da cidade, Cláudia Di Stefano e Giany Póvoa, os gerentes dos Crases (Centros de Referência de Assistência Social) Norte, Oeste e Central e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a supervisora municipal do programa federal Criança Feliz, Adriana de Lima.