Prefeitura realiza vistoria em transportes escolares de Várzea Paulista

Destaques Notícias Trânsito - Destaques

Ação é realizada antes das volta às aulas para garantir uma maior segurança aos alunos

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, na Praça CEU, a Prefeitura de Várzea Paulista, visando a segurança dos alunos durante as voltas as aulas, realiza a vistoria de transportes escolares do município.

A ação é desempenhada pelos agentes da Unidade Gestora de Trânsito em conjunto do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), que após a análise, fixam um selo com os dados do veículo, a data de vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista e a assinatura do responsável pela vistoria.

Na fiscalização, são analisados os seguintes itens: cintos de segurança, retrovisores externos e internos, portas dianteiras, buzina, estepe, limpador de para-brisas, setas, luz de ré, lanternas de freio e lanterna de emergência, além das ferramentas, como: macaco, chave de roda, triângulo de sinalização e extintor de incêndio. São fiscalizadas também as condições gerais do veículo, como abertura de portas, estado dos bancos, funcionamento das janelas e entre outros.

Segundo o Diretor de Transporte da Unidade Gestora da pasta, Fabiano Soares, as vistorias são uma forma eficaz de mostrar segurança a todos, tanto aos motoristas e auxiliares, quanto aos alunos e seus responsáveis. “Hoje os veículos estão sendo analisados para permitir uma volta às aulas segura aos alunos, afinal, o processo de vistoria começa bem antes dessa etapa”.

Irregulares

As vans que não possuírem o selo de vistoria, não estão de acordo com a normalização e não podem realizar o transporte de pessoas. Caso perceba alguma van atuando ilegalmente, entre em contato com a Unidade Gestora de Trânsito pelo telefone (11) 4595-4009 ou na Guarda Municipal no número 153.