Educação conta com novos livros para programa de leitura em escolas municipais varzinas

Educação - Destaques

Títulos coloridos e muito criativos estarão à disposição de todas as crianças matriculadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, para promover o hábito da leitura e outros benefícios

Dinossauros coloridos, conteúdos interativos e até mesmo uma bola que se abre e vira um livro estão entre os novos títulos adquiridos para ajudar a compor o Programa de Leitura para todas as crianças da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista, que será implantado este ano. Cada escola da Educação Infantil recebeu 342 títulos e cada escola do Ensino Fundamental ganhou 389 títulos — total de 11.850 adquiridos. O objetivo da nova iniciativa da Unidade Gestora Municipal de Educação é promover o hábito e o prazer pela leitura, favorecendo o pleno desenvolvimento e compreensão dos alunos.

Os kits com os títulos, fornecidos pelo grupo editorial PNAE (Programa Nacional de Assistência ao Ensino), foram adquiridos pela Prefeitura por meio de uma licitação e vão contemplar os alunos da Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental (Anos I a V). “Consideramos a leitura como uma aliada para a interação com o ambiente e também para a nossa compreensão do mundo. Nesse sentido, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde o seu primeiro ano de vida”, explica a gestora municipal de Educação, Magali Souza.

O investimento total foi de R$ 635.641,30, com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), composto por receitas municipais, estaduais e federais. O programa será implantado já a partir da primeira semana de aulas presenciais, que começam em 14 de fevereiro.

Os benefícios para a criançada serão diversos, segundo a gestora. “Adquirimos títulos diversos, pois a literatura, os livros adquiridos promovem de forma lúdica o contato com os livros e permite à criança ampliar o repertório imaginativo, vocabulário, sendo aliada ao processo educativo e o desenvolvimento dos alunos, e prazerosa para os adultos e crianças”, declara. Segundo o consultor de vendas do PNAE Maurício Wandscheer, a Rede Municipal de Ensino foi contemplada com o que há de melhor das editoras com as quais o grupo trabalha.

A Unidade Gestora de Educação fez uma apresentação simbólica dos títulos no auditório da Praça CEU, na tarde desta terça-feira (1). Participaram da ação Maurício Wandscheer, consultor de vendas do PNAE, e uma equipe administrativa da Unidade de Educação: a diretora pedagógica, Glauce Parazzi, a coordenadora pedagógica de Educação Infantil, Marina Melo, a coordenadora de Ensino Fundamental, Elen Fonseca, e o coordenador municipal de Educação Física e Artes, Fabiano Mantovani.

Ampla experiência e livros de qualidade

O PNAE está no mercado há mais de 30 anos e, para estimular o hábito de leitura, leva livros de escritores qualificados a escolas de todo o país.