Novas mudas de árvores chegam a Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques

As mudas foram produzidas no sistema Hoot Maker – método inovador e patenteado da Fábrica de Árvores

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Meio Ambiente, recebeu na última semana, novas mudas de árvores para arborização urbana e reflorestamentos de áreas de APP – áreas de preservação permanente, produzidas no método inovador Hoot Maker.

As mudas de árvores foram adquiridas através de compromissos ambientais e estão classificadas em dois grupos: as Floríferas para reposição de parques e praças (Ipê Branco, Ipê Roxo, Pata de Vaca, Aroeira, Salsa, Quaresmeiras entre outras); e as Zoocóricas, como Pau Viola, Orelha de Bugre e Aroeira Pimenteira, para compor o projeto do “Corredor Ecológico” que tem o objetivo de conectar os fragmentos de mata dos centros urbanizados, e assim, abrigar e permitir a circulação da fauna com maior segurança.

O Corredor Ecológico, no setor norte, visa conectar os fragmentos de mata do Parque Chico Mendes e Novo Mundo, pela APP próxima à Rua Mary Baddini Moya Aprillanti. O projeto visa também a conexão entre o Parque Chico Mendes e a Marginal do Rio Jundiaí através do Parque Linear do Córrego Sorocaba, etapa já em andamento.

Uma vez finalizado, o Corredor Ecológico fornecerá abrigo e alimentos, bem como permitirá a circulação da fauna em maior segurança. Entre a fauna observada nas áreas urbanas de Várzea Paulista se destaca os Lagartos, Saguis, Bugio, Araras, Jacus, Tucanos e entre outros. Através da área de preservação do Rio Jundiaí outras conexões serão obtidas.

Reflorestamento do Parque Chico Mendes

Outro projeto em andamento através de compromissos ambientais é o reflorestamento do Parque Chico Mendes, onde atualmente estão plantadas aproximadamente 1800 mudas divididas em árvores Floríferas e Zoocóricas.

O objetivo é reflorestar trechos do Parque Chico Mendes que frequentemente são degradados por incêndios, esta é a segunda tentativa de reflorestamento desses trechos.

Foram plantadas árvores como Figueiras, Aroeiras, Pimenteiras, Cedros Rosa, Urucum e entre outras. “A nossa região é transição de Mata Atlântica com o Cerrado, então plantamos árvores que compõem esses dois biomas”, afirma o Gestor Executivo da pasta, João Lima.

Compromissos ambientais

Os reflorestamentos na sua maioria ocorrem através de compromissos ambientais com empresas e empreendedores. Um exemplo disso é a Plasinco, que em 2015 reflorestou a Área Verde do Jardim América II junto à Rua Cafezal.

Desde 2014, com o objetivo de reflorestamento, aproximadamente 70 mil mudas de árvores foram plantadas em Várzea Paulista, totalizando uma área reflorestada equivalente a 420.000 m2.

Como fazer denúncias de atos de vandalismo?

A sua ajuda é muito importante para manter Várzea Paulista cheia de vida. Caso presencie atos de vandalismo ou incêndios contra árvores, ligue para a Guarda Civil Municipal pelo número (11) 4596-7744 ou diretamente no setor de Meio Ambiente através do número (11) 4606-8673.

As árvores são um bem comum e consideradas de utilidade pública. Aqueles que as vandalizam estão sujeitos às penalidades previstas na Lei Municipal 312-2021, que vão desde notificação ao auto de infração, sem isentar as responsabilidades civis e criminais, bem como a mitigação dos danos.

Sistema Hoot Maker

Com a tecnologia Hoot Maker, as raízes das plantas se desenvolvem em grandes quantidades sem causar o “novelamento”, característico nos sacos plásticos convencionais.

Essas raízes ao atingir a borda do vaso, são podadas pela ação da luz e do ar, criando mais e mais ramificações, chamadas de sistema radicular fibroso.  Essas ramificações em grande escala, proporcionam maior absorção de nutrientes e água, aumentando, assim, a taxa de crescimento e vigor das árvores.