Estão abertas inscrições para Oficinas Culturais Online

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Oficinas são oferecidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Poiesis e Oficinas Culturais 

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Online e gratuitas, oferecidas no mês de fevereiro, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Poiesis e Oficinas Culturais. 

As inscrições podem ser feitas pelos próprios interessados, conforme disponibilidade de vagas.

Confira as informações e links: 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA BEBÊS – INTRODUÇÃO 

Coordenação: Fernanda Munhão; 

Data e horário: 02 de fevereiro das 14h às 17h; 

Inscrições: De 10 de janeiro, até o preenchimento das vagas; 

Quantidade de vagas: 60 Vagas; 

Seleção: Análise da ficha de inscrição; 

Público alvo: Interessados a partir de 16 anos; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/qceYSR2yXzLxpf1b9 

SINOPSE:  A palestra trata da importância da leitura e da contação de histórias para os bebês. Como o bebê demonstra interesse pelas histórias? Como contar e ler histórias para os bebês? Quais os recursos utilizados para atrair a atenção do bebê? Um bate-papo descontraído destinado aos pais, professores, psicólogos e todos aqueles que se interessam pelas crianças desde o ventre ao tempo do brincar. 

BLOQUEIO CRIATIVO EM FOTOGRAFIA: COMO LIDAR?  

Coordenação: Henrique;  

Turma A – 01 e 03 de fevereiro das 14h às 16h;  

Turma B – 17 e 24 de fevereiro das 10h às 12h;  

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Quantidade de vagas: 30 Vagas;  

Seleção: Primeiros inscritos; 

Público-alvo: Fotógrafos iniciantes, a partir de 16 anos, ou qualquer pessoa interessada em fotografia. Não é necessário conhecimento prévio; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/8S5AHb2BKNjaFmYb8

SINOPSE:  A oficina, em formato de conversa, tem como objetivo principal propor exercícios com e sem fotografia para expandir o horizonte criativo dos alunos ou romper com bloqueios criativos que alguns deles possam ter. A ideia central é propor um olhar crítico sobre as fotografias que os participantes já realizaram em comparação com o tipo de fotografia e mercado fotográfico que eles querem trabalhar no futuro. 

CLUBE DE LEITURA – FRAGMENTOS MODERNISTAS NA LITERATURA BRASILEIRA 

Coordenação: Mirtes Portella e Rudá K. de Andrade; 

Datas e horários: 01, 08, 15 e 22 de fevereiro das 18h30 às 20h30; e 08, 15, 22 e 29 de março das 18h30 às 20h30; 

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Quantidade de vagas: 25 Vagas; 

Seleção: Primeiros inscritos; 

Público-alvo: Interessados a partir de 16 anos; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/1TdD5hNYLfejKMvr6  

SINOPSE: A Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, colocou os padrões estéticos tradicionais paulistas em polvorosa. Esta atividade pretende refletir sobre como esse movimento de vanguarda mostrou uma arte radicalmente oposta aos valores orientados pelo parnasianismo. Por meio de leituras de textos e imagens, a proposta é traçar um percurso crítico de resgate e ressignificação do olhar modernista Pau-Brasil que preconizava: “ver com os olhos livres”. 

PALESTRA: LYGIA CLARK: DA ARTE À TERAPIA – ESTUDOS DOS OBJETOS RELACIONAIS   

Coordenação: Dani Bargas;  

Datas e horários: 01 de fevereiro das 18h às 21h; 

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Quantidade de vagas: 50 Vagas;  

Seleção: Primeiros inscritos; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/cMMkeBJYp7eZATcZ7 

SINOPSE: Nesta palestra será apresentado o pensamento, a trajetória, e a obra de Lygia Clark por meio de seus “Objetos Relacionais” como dispositivos para interconexão entre espaço interno e externo, corpo e cosmo. Lygia Clark, pioneira da arte-abstrata, foi pintora e escultora brasileira nascida em Minas Gerais e dedicou-se ao estudo do espaço e da materialidade.

A radicalidade com que explorou as potencialidades expressivas dos planos levou-a a desdobrá-los e interessada em despertar todos os sentidos do público, mergulhou nas trocas sensoriais para criar uma linguagem relacional. A artista Lygia Clark se autodenominava propositora ou canalizadora de experiências, e assim, criou possibilidades terapêuticas da arte sensorial e dos objetos em relação com o corpo, com objetivo de ampliar a percepção, retomar memórias ou provocar diferentes emoções. 

PALESTRA: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO 

Coordenação: Sirley Alencar; 

Datas e horários: 04 de fevereiro das 14h às 16h;  

Quantidade de vagas: 60 Vagas; 

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Público-alvo: Interessados em geral; 

Seleção: Primeiros inscritos; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/q1Zf3Kujams3Wk7q9 

SINOPSE: A animação divide suas raízes históricas com o cinema. Os primeiros experimentos para transformar imagem em movimento usaram imagens criadas à mão.

Magia, arte e ciência estiveram nos primórdios do cinema de animação. Arte rupestre, brincadeiras de luz e sombra ou óculos de realidade virtual: não importa a tecnologia empregada, a animação surge quando se tem o desejo de contar histórias através do movimento. 

OFICINA: INTRODUÇÃO AO JOGO  

Coordenação: Simone Ordones (Grupo Galpão);  

Datas e horários: 08 e 10 de fevereiro das 14h às 16h; 

Inscrições: De 10 de janeiro até 27 de janeiro; 

Quantidade de vagas: 25 Vagas;  

Público-alvo: Estudantes de teatro em fase iniciante e pessoas interessadas em conhecer a prática teatral; 

Seleção: Análise de ficha de inscrição; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/yPYtDigGChf8vJxu7 

SINOPSE: A oficina se propõe a explorar alguns dos elementos fundamentais para estudo e trabalho no teatro: sensibilização, consciência do corpo e do espaço, conhecendo vocabulários básicos tais como escuta, atenção, disponibilidade, energia e observação.

A partir de exercícios de concentração, improvisação, expressão corporal, vocal e leitura de textos, o aluno terá a oportunidade de desenvolver a percepção de si mesmo, do outro e do coletivo. 

INTRODUÇÃO AO CINEMA QUEER 

Coordenação: Fabrício Vilela;  

Datas e horários: 08 de fevereiro das 18h às 21h; 

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Quantidade de vagas: 30 Vagas; 

Seleção: Primeiros inscritos; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/63mTV1upkNm3QSFW6 

SINOPSE: A presente palestra tem como objetivo apresentar uma introdução ao cinema queer. Esse cinema alternativo surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos da América, idealizado por cineastas gays e lésbicas.

A perspectiva desse cinema objetivava apresentar alguns estilos de vida de pessoas gays, lésbicas e trans e confrontar o cinema mainstream, criticando a heterossexualidade compulsória.

O rótulo de cinema queer foi dado pela estudiosa de cinema B. Ruby Rich. Nesta palestra almejo apresentar os conceitos gênero, sexualidade, teoria queer, cinema queer e exibir algumas intervenções queer no audiovisual no Brasil.     

FREUD É MUITO BLACK MIRROR 

Coordenação: Thiago Neres e Fábio Moreira Vargas;  

Datas e horários: 10 de fevereiro das 18h às 21h; 

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Quantidade vagas: 60 Vagas; 

Seleção: Primeiros inscritos; 

Público-alvo: Interessados em geral;  

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/JRQ3yyNKPoA8HGhR8 

SINOPSE: Nesta oficina vamos mergulhar fundo em alguns episódios da série e analisar quais conceitos estão sendo tratados, como estão sendo tratados e o porquê foram os escolhidos para estruturarem as narrativas em que se encontram.

Vamos também analisar paralelos com a teoria escrita de Freud a partir de outras histórias clássicas que ele teve como base para suas teorias e como a série faz uso delas, para mostrar que Freud é muito Black Mirror.  

A atividade poderá abordar os seguintes episódios: The National Anthem; The Entire History of You; Be Right back; White Christhmas; Nosedive; San Junipero; Hated in the nation; USS Callister; Arkangel; Hang the DJ; Striking Vipers.

INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO CULTURAL MUSICAL EXECUTIVA 

Coordenação: Cida Gonçalves; 

Datas e horários: 11 de fevereiro das 14h às 16h;  

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas;  

Quantidade de vagas: 50 Vagas;

Seleção: Primeiros inscritos; 

Público-alvo: Estudantes, produtores e pessoas interessadas no tema, acima de 16 anos; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/p5jWRVMx1KwVkAZc8 

SINOPSE: Um produtor cultural musical está envolvido em todas as etapas de um projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação final e avaliação dos resultados. Ele faz a ponte entre os setores de criação artística e de gestão de um projeto cultural.

Dependendo do projeto ou show, esse profissional pode se envolver com questões técnicas e operacionais ou desenvolver atividades de gerenciamento de projetos como um todo. Nessa oficina serão apresentados conteúdos referentes à atividade deste com ênfase na área musical e executiva.  

OFICINA: A ENERGIA DA PALAVRA  

Coordenação: Lydia Del Picchia (Grupo Galpão);  

Datas e horários: 15 e 17 de fevereiro das 14h às 16h; 

Inscrições: De 10 de janeiro até 27 de janeiro; 

Quantidade vagas: 30 Vagas; 

Seleção: Análise de ficha de inscrição; 

Público alvo: Atores, dramaturgos, músicos, estudantes e pesquisadores de teatro; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/X9bbMvvrhBKcAgTo9 

SINOPSE:  A oficina focaliza o estudo do texto e a emissão da palavra através de estímulos vocais e corporais, leituras de textos e poemas, propondo ao ator uma investigação sobre o entendimento daquilo que conecta o trabalho em sala ao momento da cena, desenvolvendo princípios como o jogo e a polifonia, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração. 

OFICINA: POESIA CONTEMPORÂNEA  

Coordenação: Caroline Maciel; 

Datas e horários: 16, 18 e 23 de fevereiro das 14h às 16h; 

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Quantidade de vagas: 30 Vagas; 

Seleção: Primeiros inscritos; 

Público alvo: Interessados a partir de 16 anos; 

Materiais necessários: Caderno e caneta para exercícios de escrita; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/pubUf86Tyxw7XzNH8 

SINOPSE: A oficina compartilhará leitura de poemas, apresentando características do gênero literário e breve cenário da poesia contemporânea.

Os participantes serão convidados a experimentar a escrita criativa e compartilhar suas produções.  

ENCONTROS LÍRICOS COM O BARBEIRO DE SEVILHA, DE GIOACHINO ROSSINI 

Coordenação: Sergio Casoy; 

Datas e horários: 16 e 17 de fevereiro das 18h30 às 20h30; 

Quantidade de vagas: 50 Vagas; 

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Seleção: Primeiros inscritos; 

Público-Alvo: Interessados; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/a8Pj32bpvrvVfrJD7 

SINOPSE: O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo, seus trechos mais significativos, retirados de várias produções daquela ópera.

O intuito é que os alunos possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”. 

OFICINA: GRUPO GALPÃO – UMA HISTÓRIA DE TEATRO 

Coordenação: Eduardo Moreira (Grupo Galpão);  

Datas e horários: 22 e 24 de fevereiro das 18h às 20h; 

Inscrições: De 10 de janeiro até o preenchimento das vagas; 

Quantidade de vagas: 60 Vagas; 

Seleção: Primeiros inscritos; 

Público alvo: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro e das artes em geral; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/QKWtFaJ11FDKTY486 

SINOPSE: A oficina “Grupo Galpão – Uma história de teatro” propõe o cruzamento das montagens do grupo Galpão, feitas ao longo de quase 40 anos, com a história do teatro e seus diferentes gêneros e estilos.

Passeando pela tragédia grega, os autos medievais, a Commédia dell’arte, o teatro popular e barroco, o teatro Elizabetano, a Comédia clássica, o teatro realista e a dramaturgia de Anton Tchékhov, o teatro épico de Brecht e a performance da cena contemporânea e as referências de trabalho de alguns dos principais encenadores brasileiros e estrangeiros com quem o Galpão trabalhou, a oficina vai relacionar tais tópicos com as montagens e workshops desenvolvidos pelo grupo. 

OFICINA: UMA BREVE EXPERIÊNCIA DE GRUPO  

Coordenação: Júlio Maciel (Grupo Galpão);  

Datas e horários: 08 e 10 de março das 18h30 às 20h30; 

Inscrições: 10 de janeiro até 27 de janeiro;

Quantidade de vagas: 30 Vagas; 

Público-alvo: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro; 

Seleção: Análise pela ficha de inscrição; 

Plataforma: Zoom; 

Link de inscrição: https://forms.gle/YheERD5CFEHuDMWm7 

SINOPSE: A oficina tem como objetivo investigar algumas questões do fazer teatral hoje, através de práticas e trocas de experiências entre os artistas envolvidos: Como continuar produzindo arte? Quais possibilidades para a criação poderiam se abrir neste momento de isolamento? Como atenuar a falta da presença física na sala de ensaio? Como se sentir parte de um grupo e manter a energia para o trabalho de criação online?

A partir destas perguntas, que devem permanecer abertas, vamos exercitar coletivamente nossa capacidade de jogo e interação no trabalho com a criação virtual.