Aumento de casos de gripe no Estado reforça a necessidade de cuidados contra a doença

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Procura por atendimento em razão de sintomas gripais também tem aumentado em Várzea Paulista e impacta tempo de espera na UPA e no Hospital Municipal

Várzea Paulista é uma das diversas cidades paulistas com aumento do número de pessoas que buscam atendimento por sintomas gripais. Um bom exemplo do impacto disso no estado foi apontado em uma matéria do portal R7, na última segunda-feira (20): a superlotação em hospitais da capital paulista. O vírus Influenza tem circulado mais, inclusive aqui em Várzea Paulista, entre outras possíveis razões, pelo relaxamento de medidas preventivas contra a Covid-19, como o uso de máscara fora de casa e a higienização frequente das mãos, já que a forma de contágio é a mesma.

No período entre o começo da semana passada e esta quarta-feira (22), houve um crescimento de aproximadamente 50% na busca por consultas médicas, em razão de síndromes gripais. Segundo a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) varzina, até agora, os casos, que têm sido acompanhados, não têm evoluído para quadros graves, mas impactam o tempo de espera na emergência da própria UPA e do Hospital Municipal Dr. Alcípio da Silva Oliveira Junior. É bastante importante que a população tome os cuidados para evitar um surto local e só procure um serviço de saúde se for realmente necessário.

Cuidados contra a gripe

Para evitar pegar qualquer tipo de gripe, os cuidados são os mesmos contra a Covid-19: máscara de proteção; higienização constante das mãos (com água e sabão, ou álcool); evitar aglomeração; evitar levar as mãos a olhos, boca ou nariz fora de casa; e, sobretudo, a vacinação.

A imunização é importantíssima. O Ministério da Saúde aponta que houve uma queda na imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, atingindo em 2021 o índice nacional de 71%, quando o recomendado é o de 90%. Certamente, é outra importante causa do aumento de casos em Várzea Paulista e no estado, de modo geral.

Segundo o Instituto Butantan, em janeiro de 2022, o órgão começa a produzir uma nova vacina que já será eficaz contra a nova cepa de Influenza. O imunizante deve começar a ser disponibilizado entre fevereiro e março do ano que vem.