Prefeitura faz reunião preparatória para operação de combate e resposta a possíveis desastres causados por chuvas

Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias

Operação Verão, gerenciada pela Defesa Civil, envolve várias pastas da Prefeitura de Várzea Paulista e inclui ações como vistorias preventivas e corte de árvores derrubadas por chuvas

Na manhã desta segunda-feira (20), o coordenador da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, conduziu uma reunião de instrução sobre a Operação Verão, um conjunto de ações de combate e resposta a problemas ocasionados por chuvas durante o verão. A reunião, no auditório da Praça CEU, contou com diversos representantes dos órgãos municipais que atuam junto da Defesa Civil na COMDEC (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil) nesses trabalhos.

Os setores tendem a ser bastante acionados, uma vez que, conforme os dados apresentados pelo coordenador, há previsão de períodos de seca durante o próximo verão (até 20 de março de 2022), mas com picos de chuva perigosos. Trata-se do fenômeno “La Ninã”, que gera, entre outras coisas, clima seco nas regiões Sul e Sudeste do país.

Vargas deixou clara a necessidade de que todos os órgãos municipais envolvidos atuem de forma coordenada e estejam preparados para as várias ações necessárias, desde as vistorias preventivas em áreas de risco, como algumas feitas no último sábado (18) pela Defesa Civil, a eventuais necessidades de retirar famílias de determinadas residências ou fornecer colchões ou cestas básicas, por exemplo.

Fazem parte da COMDEC as Unidades Gestoras Municipais de Saúde; Educação; Obras; Infraestrutura Urbana; Trânsito; Planejamento e Inovação; Casa Civil; Meio Ambiente; Segurança Pública; e Desenvolvimento Social. A GCM (Guarda Civil Municipal) e o FUSS (Fundo Social de Solidariedade) da cidade também fazem parte da coordenadoria. A maior parte desses órgãos foi representada na reunião.