Obras de drenagem para futura pista de bicicross estão em andamento, no Parque das Orquídeas

Destaques Esporte e Lazer - Destaques Infraestrutura - Destaques

Após encontros de representantes da Prefeitura de Várzea Paulista com varzinos da modalidade, Governo Municipal dá início ao resgate do BMX na cidade

O Parque das Orquídeas está recebendo trabalho de drenagem de águas das chuvas, na área na qual haverá, futuramente, uma pista oficial de bicicross, corrida de bicicletas especiais também conhecida como BMX. Os serviços estão sendo executados pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com o Cias (Consórcio Intermunicipal para Aterro Sanitário), que está fornecendo equipamentos. A pista atende ao objetivo da administração municipal de resgatar o BMX, tão popular na cidade nos anos 80 e 90, com um espaço para competições e formação de atletas.

Para chegar ao atual projeto executivo (bem detalhado), representantes da Prefeitura participaram de alguns encontros com profissionais, pais de atletas varzinos e autoridades da modalidade, nos últimos meses. Em uma das reuniões, no dia 23 de novembro, a ideia, já com o projeto de engenharia bastante adiantado, foi apresentada ao prefeito professor Rodolfo Braga, que a considerou bem interessante. Mais sobre o encontro: https://tinyurl.com/mrpukrx2.

O martelo foi batido, com o projeto de fazer a pista com medidas oficiais — 300 metros de comprimento, em uma área de 3.500 m² —, em parceria com o Cias, após a definição dos últimos detalhes, em novas reuniões. Todos os encontros tiveram a participação do gestor municipal de Esporte, Leonardo Doria — cuja pasta gerenciará a construção da pista, junto da Infraestrutura — e da cerimonial do Governo Municipal, Zana Oliveira, com muita vivência no ramo, inclusive por ser mãe da ex-competidora varzina Cauane Oliveira Carvalhaes.

E por que foi escolhido o Parque das Orquídeas, no Jardim América IV? “O local já tem um espaço seguro, sanitários, toda uma infraestrutura e um salão para receber os participantes de eventos. Foi o melhor local público que identificamos para instalar uma futura pista desse tamanho”, explica o gestor municipal de Infraestrutura, Renato Germano.

Após os serviços de drenagem, será realizado o estudo topográfico, para identificar exatamente os trabalhos de nivelamento de solo que precisarão ser realizados e, por fim, começará, assim que possível, o deslocamento de terra para desenhar a pista.

Os recursos gastos em materiais e mão-de-obra serão dos cofres municipais e alguns equipamentos serão disponibilizados pelo Cias.