Varzinos batem recorde e conquistam 33 medalhas em torneio de karatê

Destaques Esporte e Lazer - Destaques Notícias

Várzea Paulista é vice-campeã da 26° Copa Brasil de Karatê Goju Ryu Seigokan

Em 05 de dezembro, foi realizada a 26° Copa Brasil de Karatê Goju Ryu Seigokan, em Osasco, São Paulo. No torneio participaram 16 atletas varzinos, que bateram recorde de medalhas para o município, com 13 de ouro, 8 de prata e 12 de bronze. Estas 33 medalhas deixaram Várzea Paulista em 2° lugar na pontuação geral.

O Sensei Antônio Silva, treinador e técnico dos atletas de Várzea Paulista, afirma que está orgulhoso de seus alunos. “Com esse resultado, me encho de orgulho por estar à frente de uma equipe tão dedicada”.

Com o objetivo de estabelecer meios para o crescimento do karatê e promover a integração, união e espírito esportivo entre as associações e atletas, a Copa Brasil de Karatê, arbitrada e coordenada pela Associação Cooperativa das Academias de Karatê (ACAK), contou com as categorias Kata e Kumite.  391 esportistas, de 32 cidades e 34 associações podiam participar de duas categorias ou de apenas uma.

O pódio do torneio terminou com a seguinte classificação: 1° lugar o município Colombo, Paraná; em 2° lugar Várzea Paulista e em 3° a cidade de Campinas, São Paulo.

Medalhistas de Várzea Paulista:

NomeOuroPrataBronze
Aislan Douglas111
Ana Munis011
Arthur Oliveira003
Augusto da Costa002
Beatriz Alves002
Beatriz Silva110
Cristopher Arcanjo100
Felipe Rodrigues001
Gustavo Abreu210
Gustavo Josué300
Hugo Gustavo201
Laura Pezarin120
Lucas Vinicius010
Murilo Amorim111
Otávio Abreu201

Mais sobre as categorias

Na categoria Kata, os atletas apresentaram uma série de movimentos ou formas de luta imaginárias, na qual foram avaliadas, por cinco árbitros, a força, velocidade de execução, postura, atitude e boa forma física.

Já na categoria Kumite, uma luta de semi contato com duração entre 1’30’’ a 3’, contou com dois atletas rivais, onde se declarava vitória para o atleta que teve mais pontos até o fim da partida, ou que abriu uma vantagem de 8 pontos sobre o adversário.