Humanizada, Mostra Cultural da Musicarte resgata apresentações presenciais e dá esperança a quem busca viver da música

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Espetáculo, feito por professores e alunos, contou com linguagens como dança, coral e percussão, e teve intérprete de Libras, depoimentos de pais de alunos e cuidados contra a Covid-19

O Espaço Cidadania foi palco, na noite da última quinta-feira (9), da Mostra Cultural Musicarte (Escola Municipal de Música e Arte), feita com as medidas contra o coronavírus. O espetáculo, repleto de apresentações no clima natalino, foi o primeiro presencial da escola varzina desde o início da pandemia. Além de demonstrar, com números de coral, percussão e dança, entre outras linguagens, o resultado das aulas deste ano, a mostra marcou a retomada da esperança de quem busca trabalhar no ramo musical.

No intuito de humanizar o momento, houve depoimentos de pais sobre a experiência de auxiliar os filhos no período de aulas on-line e interpretação de libras (língua brasileira de sinais), para contemplar as pessoas com deficiência auditiva.

Segundo o diretor administrativo de Cultura e Turismo, Bruno Fonseca, um dos que ajudaram a organizar o espetáculo, as apresentações tiveram o tom da esperança, recomeço, valores do amor e do Natal, tornando os momentos muito especiais. Todos os tipos de manifestações artísticas trabalhados nos cursos da escola foram contemplados: expressão corporal para mamães e bebês, dança do ventre, musicalização infantil, corais infantojuvenil e adulto, instrumentos de sopro (saxofone, clarinete, flauta transversal), percussão. Mais detalhes das apresentações e professores envolvidos: https://tinyurl.com/mrxztdr8.

Os pais dos alunos também deram o ar da graça, com depoimentos em vídeo entre uma apresentação e outra, números que são fruto de muito esforço, segundo a diretora Petean, Unidades Culturais, Marli Petean, que dirigiu a mostra. “Quero parabenizar os professores e alunos pela dedicação, e ressaltar o quanto é bonito ver a participação dos pais”, agradece.

De acordo com Fonseca, o espetáculo reavivou o sonho de muitos alunos e professores da escola, com a oportunidade de realizar as apresentações, motivadoras da esperança de poderem viver de música. “Foi uma retomada de esperança, de vida, porque não só para os professores, mas também para os alunos como um todo, estar na escola de música, realizar essa atividade não é só um trabalho. É o que nos mantém vivos, é o que a gente ama fazer. A música move os professores, os alunos”, afirma o diretor.

Um fato curioso destacado por ele é que o novo espetáculo veio dois anos após a última mostra presencial, de 2019, cujo tema foi “Passou na TV”, na frente da qual foi preciso ficar por tanto tempo, no isolamento necessário por conta da pandemia. “Foi muito emocionante ver a casa cheia, com todo mundo ali assistindo e presenciando de uma forma tão simbólica o retorno da escola de música, o retorno dos nossos sonhos, bem no tempo do Natal, tempo esse tão propício para pensar em esperança, humanidade, amor e fé”, pondera.

Público marca presença e emociona

As aulas remotas foram o caminho seguro encontrado para manter as aulas da escola durante os períodos críticos da pandemia. Os encontros presenciais só foram retomados, com os protocolos sanitários, em agosto. A diretora destaca a representatividade e beleza da retomada. “Após um período difícil, tendo que nos adaptar com o isolamento social e aulas remotas, finalmente tivemos o prazer de estar juntos no espetáculo de final de ano, no qual tivemos um público de quase 300 pessoas, entre pais e familiares e, seguindo todos os protocolos de segurança, foi possível e gratificante participar presencialmente de um evento de suma importância. Apesar de ter sido um ano difícil, conseguimos encerrá-lo com belas apresentações”, declara.