GCM de Várzea Paulista começa a digitalizar sua comunicação

Governo e Administração - Destaques Segurança Pública - Destaques

Console, repetidoras e microfones estão entre no pacote que modernizará e agilizará comunicação entre guardas, aumentando chances de sucesso em atendimentos às ocorrências

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista começa a instalar, nesta terça-feira (30), os equipamentos digitais de comunicação que substituirão os atuais, analógicos. A Prefeitura de Várzea Paulista, em convênio com o Governo Federal, adquiriu: duas estações repetidoras de alto tráfego, duas estações fixas e avançadas, três estações móveis veiculares e avançadas, quatro estações portáteis básicas, cinco estações portáteis avançadas, seis estações de monitoramento GPS (console de despacho), um monitor de 50 polegadas e oito microfones para rádio portátil.

A digitalização vai melhorar e agilizar o atendimento às ocorrências, aumentando a probabilidade de sucesso. O sistema analógico, em alguns momentos, é vítima de interceptações feitas por criminosos, que, com isso, descobrem a movimentação dos guardas e fogem da cena do crime, o que dificulta o trabalho da GCM e outras forças de segurança envolvidas.

Os guardas serão treinados pela empresa fornecedora do novo sistema, ainda em dezembro, após a chegada e instalação dos últimos equipamentos do pacote. A previsão é de que, no final deste ano, o novo sistema já esteja em pleno funcionamento. O comandante da GCM varzina, Dejair Pellini, agradeceu reconheceu os esforços da administração do professor Rodolfo Braga, para equipar a corporação, na entrega oficial de parte dos itens adquiridos, nesta terça-feira (30), feita na sede da guarda, no Jardim Continente. “Esses equipamentos serão muito bons para a nossa guarda e para a cidade”.

O investimento total nos equipamentos é de R$ 484 mil, dos quais R$ 479.300,87 são um repasse federal e R$ 4.699,13 são uma contrapartida municipal. O convênio com o Governo Federal é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal em exercício Miguel Haddad.

Autoridades celebram a digitalização da comunicação da GCM

O prefeito esteve presente na entrega dos itens e reforçou a importância dos novos equipamentos, para reduzir a defasagem da estrutura da corporação, algo que a gestão municipal atual pretende fazer cada vez mais. Braga também citou a vontade de conduzir uma administração pública humanizada, com o esforço de sempre dar melhores condições de trabalho aos servidores públicos, que, assim, poderão atender melhor o povo. “Este é o nosso objetivo: oferecer a humanização e acolhimento à população. Mas temos que começar dentro de casa: acolher o servidor público, olhar com a ótica do servidor”, declarou.

O deputado federal Miguel Haddad relembrou que fez uma visita à corporação, há alguns anos, ouviu a demanda por um novo sistema de comunicação e se comprometeu a ajudar. “Terminado o processo eleitoral, eu encaminhei a emenda e hoje estamos aqui, felizmente, estamos podendo entregar esses equipamentos”, relatou. Atualmente, o deputado, que é primeiro suplente de sua coligação, ocupa uma das cadeiras da Câmara dos Deputados, para cobrir a licença do deputado federal David Soares, até 10 de março de 2022. O parlamentar enalteceu a administração municipal e a presença de todos os vereadores da cidade, e se colocou à disposição para auxiliar o município, dentro do possível.

O vereador Alex Godoi, membro da corporação desde 1996, mostrou-se muito agradecido e pediu que o deputado tente ajudar a viabilizar a chegada de novos veículos à corporação.

Presenças

Além do prefeito, do comandante da GCM, do deputado federal e de todos os 11 vereadores da cidade, estiveram presentes na entrega oficial, entre outras autoridades municipais, o subcomandante da GCM, Eder Ferreira da Silva, o chefe da Casa Civil, João Paulo Souza, o gestor municipal de segurança Pública, Daniel Basson, e o gestor executivo de Segurança Pública, Ricardo Rodrigues.