Audiência on-line sobre bullying nas escolas conscientiza profissionais da educação

Desenvolvimento Social - Destaques

No Facebook da Prefeitura de Várzea Paulista, a experiente diretora escolar Maria Bistaffa, falou sobre como evitar esses casos e agir quando acontecerem

Na manhã desta segunda-feira (22), uma audiência pública virtual sobre bullying na escola abordou como evitar essa prática, que consiste, de modo geral, na violência física ou psicológica contra pessoas indefesas, capaz de gerar traumas e até depressão. A experiente e gabaritada diretora escolar Maria Jucineide Vieira Bistaffa também deu dicas práticas sobre como agir quando esses incidentes acontecerem.  A ação, da Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, foi no Facebook da Prefeitura, em tempo real, sem necessidade de inscrição prévia.

Houve um momento da audiência para respostas da diretora a questionamentos feitos por espectadores. Uma das perguntas foi sobre como os professores devem lidar com crianças e adolescentes que vêm de um processo de aulas remotas, algo não tão simples para muitos desses alunos. Segundo a educadora, a fase atual, de volta das aulas presenciais, demanda, por parte de professores e professoras, uma grande dose de compreensão dos alunos e de buscar fortalecer vínculos para que as crianças não escondam situações ruins vivenciadas por elas.

“Hoje é importantíssimo o pilar ‘aprender a conviver’, acolher os alunos. Nós, educadores, precisamos ter muita paciência. Não tivemos, por conta da pandemia, como fazer o processo presencial de conquista dos alunos, acolhida no começo do ano. Quando as crianças e adolescentes passam a nos ver como ‘parças’, a gente tem um diálogo muito aberto e consegue muita coisa”, declarou.

A diretora deu uma orientação importante aos educadores: “Professores, estudem sobre o bullying. Não vamos ter julgamentos sobre ele. Vamos focar na solução, e não no problema”.

A íntegra da audiência está disponível em: https://tinyurl.com/wrxf9p62.