Filme sobre a Folia de Santos Reis estreia dia 28 de novembro

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

‘Encontro de Companhia de Santos Reis de Várzea Paulista – 15 anos’ é um filme nostálgico, que resgata a trajetória da Companhia Luz Divina. Produção poderá ser assistida pelas redes sociais

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Executiva de Cultura e Turismo, celebra no último final de semana de novembro, a estreia do filme Encontro de Companhia de Santos Reis de Várzea Paulista – 15 anos. A produção contará com uma apresentação para convidados no dia 27, e no dia 28 de novembro, fará sua estreia nas redes sociais do município, a partir das 10 horas, podendo ser conferido por toda a população.

A iniciativa foi possível, após o município ficar entre as 40 cidades do Estado de São Paulo selecionas na Chamada Pública Tradição SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Associação Paulista Amigos da Arte. “Este é o reconhecimento de que a Unidade Executiva de Cultura e Turismo e seus colaboradores estão caminhando no desenvolvimento de projetos e sendo reconhecidos por esse trabalho. O fomento foi fundamental para tornar possível a realização dessa iniciativa”, afirmou a gestora executiva Renata Câmara.

Segundo ela, o filme é um presente para os munícipes e para os artistas da Cultura Popular de Várzea Paulista, principalmente para a Companhia de Santos Reis Luz Divina, que há mais de 40 anos vive a cultura da Folia de Reis. “Depois de quase dois anos sem poder realizar um projeto, o filme sobre Encontro de Companhia de Santos Reis de Várzea Paulista é um presente para a cidade”, afirma Renata.

O filme

Aurora e Quinzin são dois apaixonados pelo Encontro de Companhias de Reis de Várzea Paulista, festa tradicional da cidade que desde 2005, através da Companhia Luz Divina, reúne centenas de pessoas e outras tantas companhias para a maior festa de cultura popular da região.

Após uma longa pausa, em decorrência de uma pandemia indesejada, o casal programa um café da tarde com os organizadores da festa, para finalmente, depois de quase dois anos, se reencontrarem para celebrarem a vida, a amizade e devoção, está tão especial e importante para os foliões. 

Com a ilustre participação da Companhia de Reis “Filhos de Belém” de Jundiaí e apoio da Unidade Executiva de Cultura de Várzea Paulista, o filme é um relato nostálgico, que resgata um pouco da trajetória dessa linda Companhia da cidade, que com o apoio do poder público, transformaram o Encontro de Santos Reis em um dos maiores da região.

A produção é estrelada pela Cia de Reis de Várzea Paulista Luz Divina, Cia de Reis de Jundiaí Filho de Belém, Ana Paula Castro e Daniel Dutra.

Ficha técnica:

Concepção da Proposta: Renata Câmara

Direção: Bruno Rodrigo Fonseca / Filipe Mantovan

Dramaturgia: José Moreyra da Motta

Roteiro: Bruno Rodrigo Fonseca / Filipe Mantovan

Direção de elenco:José Moreyra da Motta

Direção de Produção e Produção Executiva: Renata Câmara

Direção de fotografia: Danny Naka – Naka Filmes

Direção de som: Thiago Faria – Nova Visão Eventos

Equipe de apoio: Unidade Gestora Executiva de Cultura e Turismo