Alunos da escola Professora Juvelita conhecem Câmara Municipal e aprendem sobre poder legislativo

Visita faz parte do projeto Cidadania, que incluiu a produção de dois telejornais, que ajudaram as crianças a identificarem demandas da Vila Real e sugerirem melhorias

Em mais uma das várias etapas do projeto Cidadania, desenvolvido pela professora Patrícia Pasqualini com alunos do 5º ano A do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Profª Juvelita Pereira da Silva, da Vila Real, crianças da turma visitaram a Câmara Municipal de Várzea Paulista, na manhã desta segunda-feira (8). Foi mais uma ação da escola, com o apoio da Unidade Gestora Municipal de Educação. O presidente da casa de leis varzina, Mauro Aparecido, recepcionou os pequenos, explicou como funciona o poder legislativo e ressaltou a importância de criar uma consciência política na população.

A professora ficou satisfeita com o resultado, por ter sido atingido o objetivo de conscientizar ainda mais os estudantes. “Agora, vocês têm uma noção mais concreta de como se administra uma cidade. Que vocês adquiram uma visão de que política não é considerar que nenhum político quer trabalhar. Existe toda uma organização, que agora vocês aprenderam, dos três poderes. A gente trabalhou isso nesse projeto e espero que vocês, quando adultos, sejam cidadãos que saibam participar ativamente da sociedade”, falou aos alunos.

Mauro valorizou muito a iniciativa. “Os alunos deveriam vir todo ano. Às vezes, as crianças por aí não querem nem saber de política e votam, quando isso passa a ser obrigatório, mas nem sabem em quem vão votar, por não terem a instrução do que significa o voto e do que vai mudar na vida do povo. É preciso haver o esclarecimento do poder público, de vez em quando virem visitar o gabinete do prefeito ou alguma área da Prefeitura. É importantíssima a ação de hoje”, afirmou o vereador.

Joshua Augusto da Silva, 11 anos, gostou da experiência. “Aprendemos como funciona a Câmara, como funcionam as sessões e como fazem uma nova lei. Tirei muitas dúvidas, realmente”. O aluno também gostou do projeto Cidadania como um todo. Ele participou inclusive do telejornal Vila News, produzido por alunos da turma. “Antes eu não sabia nada. Com o projeto, eu tive essas informações”, elogiou.

O vereador também colocou a Câmara à disposição para novas visitas de outros alunos da escola e até mesmo levar vereadores à sala de aula e conscientizar outras crianças, com um material informativo. O vice-diretor da unidade escolar, Sérgio Ricardo, também esteve presente na visita.

Aprendizado criativo e abrangente

Entre os trabalhos escolares do projeto, o telejornal Vila News chama a atenção. Os alunos aprenderam muito sobre temas como o Maio Amarelo, movimento sobre a conscientização no trânsito, e a cidadania. A Primeira edição pode ser conferida em https://tinyurl.com/m6697446. A segunda está disponível em: https://tinyurl.com/bjw954pk.

Veja mais sobre o trabalho da professora Patrícia, inclusive com várias estratégias criativas de aprendizagem, durante o período de aulas on-line: https://tinyurl.com/xphye2vx.