Várzea Paulista realiza ação de combate à dengue

Destaques Notícias Saúde - Destaques

De 08 a 12 de novembro, Prefeitura realiza orientação aos munícipes sobre como prevenir a doença e mutirão de cata treco

De 08 a 12 de novembro, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio do Setor de Zoonozes, realiza um mutirão de combate à dengue. Serão realizadas ações educativas e de orientação no Espaço Cidadania e nas UBSs Jardim Promeca, Vila Marajó e Cidade Nova II.

Nos dias 11 e 12 de novembro, o caminhão cata-treco passará pelo bairro Jardim América I. Serão recolhidos pneus, latas, potes, frascos, tambores, moveis velhos (desmontados), eletrodomésticos, eletroeletrônicos, plásticos em geral, recicláveis e madeiras. Os sofás deverão ser descartados desmontados – com a madeira separada da espuma.

Confira a programação das ações educativas:

• 08/11, das 13h30 às 16h – UBS Jardim Promeca;
  • 09/11, das 13h30 às 16h – Espaço Cidadania;
  • 10/11, das 13h30 às 16h – UBS Vila Marajó;
  • 11/11, das 13h30 às 16h – Espaço Cidadania;
  • 12/11, das 13h30 às 16h – UBS Cidade Nova II.

Para mais informações entre em contato no telefone 4596-8776.

Prevenção

A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

Como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, causador também da chikungunya é possível prevenir a doença evitando a picada deste mosquito, como por exemplo, passar repelente diariamente as áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos e ter telas de proteção em todas as janelas e portas da casa.

Casos em Várzea Paulista

Este ano, Várzea Paulista registrou 57 casos positivos de dengue, sendo 53 autóctones e 4 importados. Os bairros com mais casos são Cidade Nova II, Vila Real e Vila Popular.

Em 2020 foram registrados 26 casos positivos de dengue, sendo 23 autóctones e 3 importados. Os bairros com mais casos foram Santa Terezinha, Cidade Nova II e Jardim América III.