Prefeitura castra cães e gatos cadastrados e agendados neste final de semana

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

299 animais com castração agendada são esperados na Praça CEU, nos próximos sábado (6) e domingo (7)

No próximo final de semana, 299 cães e gatos cadastrados são esperados para serem castrados gratuitamente pela Prefeitura de Várzea Paulista, no trabalho feito por uma equipe licitada e supervisionado pela Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente. A ação será nos próximos sábado (6) e domingo (7), das 8 às 14 horas, em horários agendados com os responsáveis pelos bichinhos. Confira a lista com todos os nomes das pessoas cujos animais foram contemplados: https://tinyurl.com/ar32v633.

As vagas foram contempladas da seguinte forma:

• 40% para pessoas inclusas em programas sociais;
  • 20% para protetores de animais;
  • 40% para ampla concorrência;

É importante levar o nome e documento com foto de quem fez o cadastro, além do protocolo de inscrição. O endereço é Rua José da Silva Leme, 62 — Jardim do Lar.

Vantagens da castração:

• Diminui drasticamente o risco de doenças em vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
  • Elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o fim do cio, e que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
  • Elimina as chances do câncer de órgãos genitais;
  • Diminui o risco das fugas e brigas, que podem causar acidentes graves e até fatais;
  • Acaba com latidos, uivos e miados excessivos causados pelo cio;
  • Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e as visitas embaraçosas);
  • Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas durante o cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de residências;
  • Diminui o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Próximos contemplados

Após as últimas inscrições, feitas no mês passado, além dos 299 animais com castração agendada para o final de semana, 494 estão em uma lista de espera.  Os bichinhos provavelmente já serão atendidos pela próxima castração, prevista para o primeiro semestre de 2022.