Várzea Paulista alcança nota histórica em índice fiscal e fica em 3º lugar na AUJ

Resultado obtido (0,7606) é mais um indicador de que a cidade está mais atrativa para novas empresas, cujo número tem sido considerável nos últimos anos

O IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), calculado com base nos resultados declarados pelas prefeituras, é um bom termômetro de como está a gestão fiscal de cada município. Várzea Paulista acaba de receber a nota relativa ao ano passado, que foi 0,7606, a terceira maior da AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí), abaixo apenas de Louveira (0,9340) e Cabreúva (0,8155). Quanto mais próxima de 1,000 — a nota máxima —, melhor a gestão fiscal, de acordo com os indicadores considerados. A nota obtida por Várzea Paulista é relativa a uma “boa gestão”, segundo a Firjan.

Quais são os indicadores?

IFGF Autonomia

Em linhas gerais, é a capacidade de a Prefeitura se sustentar, sem precisar de recursos estaduais e/ou federais. Várzea Paulista obteve 0,9729 em 2020, índice relativo a uma “gestão de excelência”.

IFGF Gastos com Pessoal

A Firjan avalia se as prefeituras estão sabendo fazer as despesas com pessoal sem impactar o orçamento da Prefeitura, de acordo com a própria LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que limita esses gastos a até 60% da receita corrente líquida. Em 2020, a nota de Várzea Paulista foi 0,6919 (boa gestão).

IFGF Liquidez

Em linhas gerais, quanto mais próximo de 1,000, menos o município está adiando pagamentos para o ano seguinte sem a cobertura correta. Várzea Paulista alcançou 0,7484 (boa gestão), em 2020.

IFGF Investimentos

Equipamentos de hospitais e escolas, pavimentação de vias e serviços de iluminação pública estão entre investimentos tipicamente municipais. Quanto mais próximo da nota 1,000, mais o Município investiu no período avaliado. A nota de Várzea Paulista, em 2020, foi 0,6301.

Para saber como cada indicador é calculado, confira as fórmulas: http://www.firjan.com.br/ifgf/metodologia/.

 Evolução histórica e novos investimentos privados na cidade

De 2016 para cá, o IFGF de Várzea Paulista registrou um grande crescimento e teve a maior nota desde 2013, ano em que registrou 0,3661 (gestão crítica). Em 2016, a nota foi crítica (0,3697); em 2017, subiu para 0,4901; no ano seguinte, caiu para 0,4569; em 2019, subiu para 0,6062 e finalmente, em 2020, alcançou a histórica nota 0,7608.

Tais resultados recentes deixam a cidade mais atrativa para empreendimentos privados, que, por sua vez, geram empregos e aumentam a arrecadação municipal, gerando um importante ciclo virtuoso.

“A cidade de Várzea Paulista vem experimentando um desenvolvimento incomum em sua história. Isso é resultado de diversos fatores como o rigor fiscal, a modernização dos serviços públicos e os altos investimentos em infraestrutura. Tudo isso fez com que nossa cidade se tornasse mais atrativa a investidores e se tornasse um pólo regional também.” disse o prefeito Professor Rodolfo.

Diversos empreendimentos escolheram o município para crescer ou ampliar os seus negócios. A infraestrutura da cidade, com a canalização do córrego Bertioga e o alto índice de tratamento de esgoto, a facilidade de acesso de moradores de outras cidades, o crescimento populacional, além do apoio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) na seleção da mão de obra, estão entre alguns dos pontos positivos da cidade, mesmo com a crise da Covid-19.

Das mais de 900 empresas abertas este ano no município, destacam-se a inauguração de grandes empreendimentos como o supermercado atacadista Spani, a segunda unidade do supermercado Coopercica e o outlet de decoração Openbox2. Além disso, segue em fase de construção o supermercado atacado-varejista Atacadão, e um amplo empreendimento imobiliário, esses dois, na área entre o Jardim Promeca e o centro da cidade.

Em 2020, mesmo diante da crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19, 708 empresas se instalaram na cidade e no ano anterior, 839 empreendimentos vieram para Várzea Paulista. Entre os destaques estão o shopping, que abriga uma rede de cinema, diversas lojas e grandes redes de fast food. O município também se destaca por uma ampla rede de supermercados e atacadistas e restaurantes de lanches e comidas rápidas.

Sobre a Firjan

A organização privada sem fins lucrativos tem mais de 7 mil empresas associadas e as oferece diversos benefícios. Saiba mais em: https://www.firjan.com.br/firjan/.