Rio Jundiaí passa a ter soluções e melhorias discutidas em fórum criado por municípios da Bacia do Rio Jundiaí

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Várzea Paulista já discutiu com as demais cidades assuntos como estudo de condições das nascentes e afluentes do rio e cooperação de municípios na elaboração de projetos

O Rio Jundiaí, tão importante no abastecimento de água potável de nossa região e na vinda de espécies de peixes e pássaros, entre outros benefícios, tem um novo fórum criado pelos municípios da Bacia do Rio Jundiaí, que iniciaram debates de soluções e melhorias conjuntas, a partir de pontos comuns e experiências compartilhadas. Além de Várzea Paulista, fazem parte da bacia as cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Mairiporã, Atibaia, Itupeva, Indaiatuba e Salto (onde o rio se une ao Rio Tietê).

As reuniões são bimestrais e começaram em agosto, em Campo Limpo Paulista. No segundo encontro, sediado em Itupeva, na última quarta-feira (20), representantes da cidade anfitriã e de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Mairiporã e Indaiatuba debateram temas como estudo das condições das nascentes e afluentes do Rio Jundiaí e a cooperação dos municípios para elaborar projetos.

A recuperação das APPs (Áreas de Proteção Permanente) de nascente e curso d’água; o plano de macrodrenagem em execução pelo Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí); a busca de recursos estaduais e federais para a Bacia do Rio Jundiaí e o levantamento da situação do rio em cada município foram outros assuntos discutidos.

A reunião de dezembro está programada para a cidade de Indaiatuba.