Outubro Rosa: confira dicas para a prevenção do câncer de mama

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Boa alimentação, controle do peso e atividade física estão entre iniciativas recomendadas por especialistas, para prevenir a doença

Algumas medidas para as mulheres reduzirem o risco de desenvolverem o câncer de mama podem ser adotadas, indica a Fundação do Câncer. Apesar de haver fatores muito numerosos, inclusive genéticos, é possível adotar medidas como o controle do peso, não consumir álcool, entre outras, recomendadas pela instituição. Confira.

A obesidade deve ser evitada, já que o excesso de peso aumenta o risco de contrair a doença. É recomendável que as mulheres façam uma alimentação equilibrada e se exercitem regularmente. Álcool, mesmo em quantidades pequenas, e cigarro também são fatores de risco. O ideal é que sejam totalmente evitados.

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) publicou, recentemente, evidências científicas da relação entre alimentos, nutrição e atividade física e a prevenção do câncer: https://tinyurl.com/wzf8v7d. O instituto também fornece dicas de alimentação saudável em  https://www.inca.gov.br/alimentacao; e de exercícios em https://tinyurl.com/9d37csae.

Não está comprovado que o uso de pílulas anticoncepcionais aumente as chances de ter o câncer de mama, mas mulheres que usam doses orais elevadas de estrogênio ou o tomaram por longo período, além das que começaram a usar anticoncepcionais em idade precoce, antes de terem a primeira gestação, podem estar mais sujeitas a contraírem a doença.

Também têm maior risco mulheres com menarca precoce (primeira menstruação antes dos 12 anos), menopausa tardia (depois dos 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, as que nunca tiveram filhos e as que fazem ou fizeram terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente quando por mais de cinco anos.

Vale lembrar que dúvidas sobre prevenção devem ser tiradas, preferencialmente, com um médico ou médica de confiança, especialmente das áreas de ginecologia (dentro desse ramo da medicina, mastologistas são especialistas nos cuidados com glândulas mamárias) ou oncologia.

Detecção

Outras armas importantes contra o câncer de mama são o autoexame (veja como fazer em https://tinyurl.com/kf9h6aez) e demais exames preventivos. Confira mais em: https://tinyurl.com/55t28hjz.