Alunos da CEMEB Juvelita Pereira participam do Proerd

Destaques Educação - Destaques Notícias

A quinta aula do Programa de Resistencia às Drogas teve como tema “Lidando com situações de tensão”

Com a retomada das aulas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também retomou suas ações na CEMEB Professora Juvelita Pereira da Silva, na Vila Real. Ao todo serão dez aulas até o mês de novembro, sendo uma por semana.  

Nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, foi realizada a quinta aula do programa que teve como tema “Lidando com situações de tensão”. O instrutor do programa, o policial militar Brandão, debateu o tema e instruiu as crianças, a como agir em situações tensas. “Quando você presenciar esta situação (de tensão), ajude o colega, não deixe a pessoa mais nervosa ou envergonhada”, explicou o instrutor aos alunos do quinto ano.

De acordo com PM Brandão, as aulas propõem um encaminhamento do aluno à vida em sociedade. “Essas aulas são importantes, para que a polícia militar, a comunidade e a escola possam dar uma perspectiva melhor aos alunos”. Para a professora Patrícia Pasqualine, o Proerd tem sido de grande valor para a educação dos estudantes. “O programa traz situações reais para os alunos, traz momentos e reflexões para a sua instrução” e complementa: “Além de ter um aspecto emocional, que tem sido de grande proveito e valia para as crianças”. 

A estudante Mirela Guilherme da Silva, de 10 anos, concorda com a professora. “É importante para aprender a tomar decisões”, assim como a Diretora Ana Cláudia dos Santos Dias Torres. “O Proerd não é só importante no quesito das drogas, mas também para trabalhar o desenvolvimento socioemocional da criança para sua própria vida”.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, que tem como objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência.