Outubro Rosa: mulheres, façam o autoexame e exames preventivos

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Mulheres varzinas precisam se dirigir à UBS mais próxima, para agendar a avaliação antes de eventuais exames de Papanicolau e mamografias

É muito importante que as mulheres, além do autoexame (com as próprias mãos) nas axilas e seios (que deve ser feito em todas as idades e identifica alterações suspeitas, como caroços e secreções), façam os exames periódicos de diagnóstico de possíveis doenças como cânceres de colo de útero e mama.

Em Várzea Paulista, elas devem se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e agendar uma avaliação profissional antes desses exames (Papanicolau prioritariamente para mulheres de 25 a 69 anos e mamografia prioritariamente para a faixa dos 46 a 69 anos, mas ambos disponíveis a todas as idades).

O agendamento é feito pessoalmente com o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento com foto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Segundo o gestor executivo municipal de Saúde, José Roberto Spinucci, enfermeiras também podem realizar a avaliação a ser agendada.

Confira os endereços das unidades em https://tinyurl.com/59vw4kks (clique na prancheta ao lado do nome da unidade). Os pacientes da UBS Jardim Paulista devem se dirigir à UBS Jardim América III.

É importante aproveitar a ida à UBS para atualizar o cadastro mais detalhado do SUS. Para isso, basta levar CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de endereço.