Unidade de Meio Ambiente e vereadores da Comissão de Meio Ambiente de Várzea Paulista avaliam situação de crise hídrica na região

Meio Ambiente - Destaques

Na visita, participantes conheceram o sistema de tratamento de água da Sabesp em Campo Limpo Paulista e fizeram sugestões de soluções

A estiagem que ainda existe na região segue em avaliação. Dia 29 de setembro, uma visita à ETA (Estação de Tratamento de Água) de Campo Limpo Paulista, responsável por 70% da água fornecida pela Sabesp a Várzea Paulista, cumpriu um importante papel.

Uma equipe da Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista e os vereadores Giba Moraes, Elton Vargas, Valdecir da Costa e Adriano Pavan, da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, conheceram as instalações. O intuito foi avaliar a situação da crise hídrica na região para contribuir com sugestões e possíveis soluções.

Devido ao período de estiagem e falta de chuvas que vinha ocorrendo, a captação do Rio Jundiaí encontrava-se no limite, o que causa maior dificuldade no tratamento da água e demanda maior atenção. Com as chuvas dos últimos dias, houve melhora na captação, mas a situação ainda requer cuidado e o Comitê de Crise Hídrica, formado por representantes das Prefeituras de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista e gestores da Sabesp, continuará a se reunir e avaliar a situação dos corpos hídricos que abastecem as cidades.

O gestor executivo de Meio Ambiente, João Lima, o coordenador de Licenciamento Ambiental, Rafael Tarberlini, e o chefe de equipe Cristiano Bonequini representaram a unidade.

Trabalho preventivo

O grupo de estudo e implantação de medidas foi criado recentemente devido à preocupação das Prefeituras e da Sabesp em decorrência da forte estiagem que a região vem sofrendo, já que toda a bacia dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) está sofrendo com a estiagem e estão em alerta quanto à situação. Apesar das chuvas, a economia de água deve continuar, para evitar qualquer risco de falta d’água.