Prefeitura de Várzea Paulista alerta a população sobre golpes online

Segurança Pública - Destaques

Segurança Pública e Guarda Civil Municipal estão em alerta no município para o golpe do intermediador

Com a facilidade das vendas online, um novo golpe tem surgido: o do intermediador. O bandido recolhe informações da vítima em “sites” de venda, afirma para ela que tem interesse no bem oferecido e pede para que a vítima tire o anúncio da plataforma. Assim, o bandido cria um anúncio com as fotos do bem da vítima com um valor abaixo do preço de mercado, despertando interesse de outras vítimas.

Para a vítima interessada em vender, o bandido diz que comprará para pagar uma dívida, seja com um cliente, sócio ou família, e pede silêncio no momento de apresentar o bem para a vítima compradora. A vítima interessada em comprar, também é orientada a se manter em silêncio para ganhar o desconto.

Com toda essa enganação, o bandido fornece alguns números de contas bancárias, e orienta para que ambas as partes se dirijam a um cartório para preencherem o recibo do veículo, tudo para dar mais veracidade ao golpe. Quando ambas as partes percebem o ocorrido, o recibo já foi preenchido e todo o dinheiro da negociação foi parar na conta do golpista, que logo em seguida saca todo o montante, o que impede a recuperação do dinheiro.

Orientações:

• Manter o maior diálogo possível entre vendedor e comprador;
  • Solucionar/ tirar todas as dúvidas;
  • Jamais manter silêncio em negociações;
  • Desconfiar de preços muito baixos em relação ao preço de mercado;
  • Só depositar ou transferir dinheiro para a conta bancária do vendedor do bem.

Tentativa de golpe em Várzea Paulista

A Unidade de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal estão em alerta no município para combater o golpe do intermediador e foram primordiais para evitar que um cidadão de Várzea Paulista caísse na situação.

O cidadão postou na internet, a venda de sua motocicleta por R$ 6 mil, porém o golpista re-postou as fotos da moto, com o preço de R$ 4 mil e muitas pessoas se mostraram interessadas em adquirir o bem.

Com isso, o bandido tentou enganar duas vítimas: para uma delas, que queria comprar o bem por um valor menor, ele se dizia ser um parente do vendedor. Já para o vendedor original, o golpista dizia que estava intermediando a compra um funcionário dele.

A Guarda Civil Municipal percebeu a possibilidade de golpe e conseguiu impedir a ação, encontrando as vítimas já no cartório.