13ª edição do Viagem Literária traz contos populares a Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques

Biblioteca Municipal vive dia de muitos contos de forma bem-humorada, narrados de forma animada e criativa pela premiada atriz Kika Farias

Esta quarta-feira (06) foi de muitas histórias populares em Várzea Paulista. A Biblioteca Municipal Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini recebeu a 13ª edição do programa Viagem Literária, com o módulo Contação de Histórias: Contos Populares. A renomada e premiada atriz e produtora Kika Farias compartilhou narrativas populares, como a dos corcundas pobre e rico, com cerca de 40 alunos e professores da escola Musicarte, público dividido entre as duas sessões realizadas.

Foi a primeira atividade da pasta municipal de Cultura com público, desde o início da pandemia, após índices consideráveis de avanço da vacinação e redução de mortes na cidade e na região. A sessão realizada à tarde também foi transmitida na página do Departamento de Cultura no Facebook.

A atriz pernambucana Kika Farias é contadora de histórias e produtora. Formada na Escola de Teatro Martins Penna, faz, desde 2003, pesquisas sobre artes cênicas e cultura popular. O desejo de ser contadora surgiu em 2006, quando fez parte de uma residência artística com a Cia. Carroça de Mamulengos, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Atua no cinema e televisão há mais de dez anos e estuda teatro na Faculdade Cesgranrio. Kika ganhou o Festival de Cinema de Biarritz, na França, com o prêmio coletivo de Melhores Atrizes e da 12° edição do Festac (Festival de Artes Cênicas de Cubatão – SP), em 2009.

Mais sobre o programa

O Viagem Literária é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizado pela SP Leituras. Do início do programa, em 2008, até 2020, 224 municípios paulistas foram contemplados, envolvendo 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas, em bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outras atividades. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.

O atual módulo, que está percorrendo 60 cidades do estado com diversos contadores de história, tem apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. Veja mais aqui.