Prefeitura de Várzea Paulista produz filme sobre os 15 anos da Companhia de Santos Reis

Cultura e Turismo - Destaques

A estreia está prevista para 28 de novembro, às 10 horas, na página oficial da Prefeitura no Facebook

O filme “Encontro de Cia de Santos Reis de Várzea Paulista – 15 anos” é uma homenagem à tradição histórica da Folia de Santos Reis no município e irá narra o início desta celebração na cidade, com personagens que relembram suas histórias e vivências de quando participavam dos reisados. O vídeo será produzido pela Unidade Gestora de Cultura.

A obra também vai abordar a organização e a produção da tradicional festa, pondo em destaque os festeiros de Várzea Paulista, que ajudam, constroem e organizam esta tradição. Em meio às histórias também haverá a apresentação da Companhia de Folia de Reis Luz Divina, do município, que, para celebrar o reencontro, receberá a Companhia de Reis Filhos de Belém, de Jundiaí, representando todas as demais Companhias.

O filme destaca a história da Companhia de Santos Reis de Várzea Paulista e de seus membros, que contam a origem e o desenvolvimento do evento. A estreia está prevista para o dia 28 de novembro, às 10 horas, no Facebook da Prefeitura Municipal.

Fomento Cultural

Contemplado pelo Programa Juntos Pela Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Projeto Encontro de Cia de Santos Reis participou do edital Tradição SP online, e foi uma das 40 cidades selecionadas. O edital é voltado para o fomento de eventos tradicionais dos municípios do estado de São Paulo e disponibiliza até 25 mil reais por projeto, que serão inseridos na produção e pagamento de cachê.

Resgate histórico

Com o cenário de pandemia, os 15 anos da Companhia de Santos Reis de Várzea Paulista não puderam ser comemorados. Sendo assim, a Unidade Gestora de Cultura viu a possibilidade de inscrição e elaboraram o projeto audiovisual, que percorre os 15 anos de encontro totalmente baseado em histórias reais. Aproximadamente, 50 trabalhadores da cultura, técnicos, assistente e artistas serão beneficiados e envolvidos nessa realização.