Dia da Árvore: Parque Guarani ganha mudas de árvores nativas

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

21 mudas foram plantadas na área ao lado da quadra da Rua Araré; arborização atrairá pássaros, e gerará ambiente bonito e diverso

21 mudas de árvores nativas do Brasil foram plantadas na manhã desta terça-feira (21), em uma área verde ao lado da quadra da Rua Araré, no Parque Guarani, parte de um espaço que vem sendo revitalizado pela Prefeitura de Várzea Paulista. O plantio feito pela Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente, em celebração ao 21 de setembro — o Dia da Árvore —, incluiu espécies como algodoeiro, ipê-rosa, cedro-rosa, palmeira jerivá, dedaleiro e ipê-roxo.

O crescimento das árvores plantadas, todas do Viveiro de Mudas Municipal, gerará diversidade biológica, ar mais puro, ambiente mais agradável, sombra, flores e maior presença de aves, em breve.

As mudas foram plantadas aos pares, para facilitar a polinização das abelhas, processo que gera frutos. As frutas, por sua vez, atrairão os pássaros. “Há muitos pássaros no entorno que vão se beneficiar dessas árvores no futuro”, afirmou o gestor executivo municipal de Meio Ambiente, João de Lima. Ele também destacou o fato da data ser o dia que marca a passagem do inverno para a primavera, estação que elogiou pelo romantismo e beleza, com início em 22 de setembro.

O gestor municipal da pasta, Peterson Afonso, destacou a revitalização quase concluída, com trabalhos feitos pela Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura, que gerenciou uma reforma recente na quadra próxima à área verde.

Celestino Souza de Oliveira, 76 anos, mora em frente à área beneficiada com o plantio desde 1986. Ele afirma ser importante que a população local cuide do novo espaço, para conservá-lo em boas condições. “Eu mesmo já tinha plantado algumas árvores aqui, há um certo tempo. Esse trabalho de plantio é um benefício à população”, declarou.

O coordenador da pasta, Rafael Tamberlini, também fez parte da equipe que realizou o plantio.

Área revitalizada

A Unidade de Infraestrutura gerenciou trabalhos recentes de cobertura e pintura da quadra, finalizados por uma empresa licitada. Uma equipe do órgão está concluindo um pacote de revitalização, no entorno da quadra, que inclui calçamento, rampa de acesso e plantio de grama. Saiba mais sobre esses serviços aqui.