Ação na Semana Nacional do Trânsito foca no uso de celular no volante

Destaques Notícias Trânsito - Destaques

“Perca a chamada, não perca a vida” é a frase municipal para promover a conscientização.

Nesta terça-feira (21), a Unidade Gestora de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Várzea Paulista organizou a exposição de um acidente de trânsito com um celular e o símbolo do WhatsApp, maior rede de comunicação no Brasil, em cima do carro. O objetivo foi incentivar a conscientização e a educação no trânsito, dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito na cidade.

Durante toda a semana, a Unidade irá a diversos bairros promovendo a ação, que tem o slogan “Perca a chamada, não perca a vida”. Nesta quarta (22) e quinta-feira (23), a exposição ocorrerá em frente ao Detran (Vila São José) e ao Shopping Alegria (Jardim Promeca), respectivamente.

“Esta ação tem o intuito educacional e de conscientização. Costumo dizer que nem todos bebem álcool, mas a maioria usa o celular”, afirma o gestor municipal de Trânsito e Transporte, Marco Bueno. “Temos o objetivo de salvar vidas. Esta ação não vale apenas para os motoristas, mas também para pedestres e ciclistas do município”, explica.

O vice-prefeito Fernando Pasqualino também se fez presente. “É uma imensa honra estar aqui na Semana Nacional de Conscientização do Trânsito. Neste ano, o tema abordado é o uso do celular e do WhatsApp. Afinal, hoje o celular é a maior causa de acidentes, superior até ao uso de álcool”. E complementa: “Tem muito mais por aí. Coisas boas estão chegando”.

Graças a ações de conscientização como a exposição, os números de acidentes em Várzea diminuíram drasticamente. Em 2019, cerca de 11 acidentes tiveram vítimas fatais, enquanto neste ano cerca de três casos foram notificados.

É importante ressaltar que, em paralelo à Semana Nacional de Trânsito, o Clube Bem-Te-Vi também proporciona educação no trânsito. Abrangendo crianças de 8 a 11 anos de idade, o grupo irá passar por todas os Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) da cidade, até 8 de outubro, com distribuição de material didático para as crianças.