Várzea Paulista ganha ações ambientais da Prefeitura em setembro

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

O projeto de revitalização tem o objetivo de reflorestar e recuperar as áreas verdes

A recuperação das áreas verdes torna a cidade mais bonita e limpa, além de promover melhores áreas de lazer e uma biodiversidade mais extensa para o município de Várzea Paulista. Com esse intuito, a Unidade Gestora de Meio Ambiente intensifica esse tipo de ação ao longo do mês de setembro.

As ações já contemplaram o Parque Jardim Novo Mundo (no bairro Jardim Novo Mundo), com 20 árvores; o bairro Jardim Bahia, com 20 árvores; a pista de caminhada da Avenida Bertioga, com 35 árvores; o bairro Jardim Mirante, com 14 árvores, e a Praça da Bíblia, com 26 árvores. Os plantios totalizam 115 árvores.

As árvores plantadas são das espécies: ipê-branco, ipê-roxo, aroeira salsa, pau-formiga, canafístula, pata-de-vaca, seringueira branca, seringueira do brejo e seringueira romeira. Vale ressaltar que as seringueiras foram escolhidas para produzir sombra e frutos para a diversidade municipal.

Nativas do Brasil, as plantas possuem o porte de 2 a 3 metros de altura e foram produzidas com o sistema Rootmaker, que promove melhores vigor e adaptação, e  crescimento rápido.

A Unidade de Meio Ambiente, desde 2014, plantou mais de 40 mil árvores e pretende continuar com esse projeto de revitalização, porém o apoio da população é muito importante.

Se vir um ato de vandalismo denuncie direto à GCM (Guarda Civil Municipal), pelo número 153 (todos os dias, em qualquer horário), ou até mesmo para a Unidade Gestora de Meio Ambiente pelo número 4606-8673 (segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas). Para quem vandalizar, é aplicável multa por depredação de patrimônio público.