Alunos municipais da Vila Real produzem telejornal e aprendem de forma diferenciada

Destaques Educação - Destaques Notícias

Vila News, produzido por alunos da turma do 5º ano A, da escola Profª Juvelita Pereira da Silva, abordaram assuntos como o Maio Amarelo e cidadania

Os alunos do 5º ano A, do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Profª Juvelita Pereira da Silva, da Vila Real, têm aprendido sobre diversos assuntos de um jeito bem diferente: a produção de um telejornal. Duas edições do Vila News já foram feitas e tiveram como temas principais o Maio Amarelo, movimento pela conscientização no trânsito, e, neste mês, a cidadania. O trabalho é conduzido pela professora Patrícia Pasqualini, que idealizou o projeto no início deste ano.

A docente explica que o telejornal é mais uma iniciativa dentro das metodologias ativas que tem aplicado com os alunos desde janeiro. “Faz parte do engajamento da turma, deles terem mais contato com a linguagem audiovisual. A experiência tem sido muito boa. Os alunos se engajaram bastante. É claro que não dá para aparecerem todos no vídeo, mas todos estão participando ativamente, contribuindo com fotos e ideias”, afirma.

Os programas trazem os pequenos cumprindo funções simbólicas de apresentadores e repórteres, por meio de matérias, dentro e fora da escola, que incluem até mesmo entrevistas de moradores do bairro, e apresentam informações acerca da separação de poderes, questões sociais da Rua Ilhabela, entre outros assuntos. “Com o tema cidadania, puderam aprender de formas variadas, por meio de mapas mentais, por exemplo”, detalha a professora.

Os alunos têm gostado muito do projeto, segundo Patrícia. “Eles estão amando a proposta. Da primeira para esta edição, a gente percebe que houve uma evolução deles”, relata.

A primeira edição pode ser conferida em https://tinyurl.com/m6697446. A segunda está disponível em: https://tinyurl.com/bjw954pk.

Veja mais sobre o trabalho feito pela professora: https://tinyurl.com/xphye2vx.