Saiba como obter a segunda via da carteira de vacinação contra a Covid-19

Coronavirus - Prevenção Saúde - Destaques

Aplicativo Conecte SUS e Poupatempo Digital disponibilizam o documento. Aprenda também como baixar o documento em outros idiomas

A carteira de vacinação contra a Covid-19 é um importante documento nos dias atuais. Mas o que fazer quando perder o comprovante? Os aplicativos Conecte SUS, do Governo Federal e o Poupatempo Digital, do Governo Estadual disponibilizam o documento. 

CONECTE SUS O sistema pode ser acessado de duas formas: pelo site do Conecte SUS no computador ou no aplicativo oficial, disponível para Android e iPhone.

A Carteira Nacional Digital de Vacinação, disponível no app, será atualizada assim que o cidadão receber sua dose de imunizante.

Os cadastrados no sistema podem consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada. O usuário também fica sabendo o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose e evita vacinas de laboratórios diferentes.

Disponível para Android e iOS, o Conecte SUS registra todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada – não só a da Covid-19. O aplicativo ainda guarda dados de atendimentos, internações, medicamentos prescritos e exames realizados.

Cartão SUS

Além da Carteira Nacional Digital de Vacinação, está disponível no Conecte SUS o Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão SUS, o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.

Para gerar um CNS virtual é preciso, primeiramente, baixar o aplicativo Conecte SUS e fazer o login a partir do CPF. Para quem ainda não tem uma conta, basta clicar na opção “Crie sua Conta” para ser direcionado às alternativas de cadastro.

Depois de feito o login, toque no menu “Home” do aplicativo para encontrar um ícone laranja localizado na parte inferior direita da tela, o qual deve ser clicado para que seja gerado o CNS.

POUPATEMPO DIGITAL

Na plataforma, estão disponíveis: o pré-cadastro, a carteira de vacinação digital e a validação do certificado de vacinação. A carteira de vacinação digital pode ser acessada pelo celular e conta com as mesmas informações do comprovante entregue no formato impresso à população imunizada. O app do Poupatempo Digital permite baixar a carteira, que vem com um QR Code para comprovar as informações sobre imunização do usuário. Lembrando que a carteira só pode ser acessada por quem já fez o cadastro no Vacina Já.

Para acessar basta baixar o app do Poupatempo Digital (iOS e Android) vá em Serviços > Vacinação COVID-19 > Carteira de Vacinação. Caso ainda não tenha o cadastro no Vacina Já, o usuário poderá optar por ser redirecionado ao site.

Além disso, o serviço ainda emite uma validação digital de vacinação, que permite o usuário confirmar que foi imunizado.

CERTIFICADO DA VACINA EM OUTROS IDIOMAS

Para quem vai fazer viagens internacionais e precisa apresentar o comprovante da vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde disponibilizou acessar o certificado da vacina em outros idiomas: inglês e espanhol.

Para ter acesso ao comprovante é necessário ter tomado as duas doses da vacina ou a vacina de dose única. Com a imunização completa, o usuário pode emitir o comprovante via ConecteSUS.

Passo a passo:

1 – Abra o app do ConecteSUS e clique no botão para realizar o login. Coloque CPF e senha.

2 – Uma vez logado, clique na aba “Vacinas”. Você irá visualizar as informações sobre a sua imunização.

3 – Note que, no rodapé da página, há o botão “Carteira de Vacinação Digital”. Este ainda não é o comprovante, é apenas uma maneira de acessar a sua carteira de vacinação mais facilmente. Agora, clique em cima do cartão que mostra as suas doses de vacina da Covid-19.

4 – Você será enviado para uma nova página, com mais informações sobre ambas as doses da vacina. Note, agora, que há um novo botão habilitado no rodapé da página, o “Certificado de Vacinação”. Clique nele para abrir uma tela com o certificado completo.

5 – Uma vez emitido o certificado em português (que é o padrão), você poderá clicar no botão de idiomas, localizado acima com a bandeira do Brasil, para abrir mais duas opções: espanhol ou inglês.

Fonte: Olhar Digital