Cultura apresenta projeto da Casa da Memória de Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Maquete virtual em 3D e estrutura das exposições foram apresentadas no encerramento do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural.

Na última quinta-feira (26), foi encerrado o Mês do Patrimônio Histórico, para celebrar a data foi produzida uma maquete virtual do Projeto da Casa da Memória e apresentada pela Unidade Executiva de Cultura e Turismo, no auditório da CEU. No evento estavam presentes, representantes do Conselho Municipal de Cultura, trabalhadores da cultura e autoridades.

A maquete virtual, apesar de ter apenas dois minutos, é de encher os olhos.  “É um projeto inovador, e é um prazer fazer parte desta história”, afirma o vice-prefeito e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pasqualino, que elogiou muito o projeto e parabenizou os esforços da equipe da Unidade de Cultura.

A previsão para entrega da Casa da Memória é no primeiro semestre de 2022. Após reforma do espaço, o local receberá o acervo e a exposição. Um dos responsáveis pelo projeto, Vinícius Rocha, apresentou com detalhes para os presentes como será o funcionamento da Casa.

Segundo Rocha, a Casa da Memória é muito mais que um museu, organizado para atender crianças, jovens e adultos, é um espaço destinado ao patrimônio material e imaterial do município, contando, assim, a história de Várzea Paulista através de painéis, linhas do tempo, cubos interativos, tablets, televisão etc.

Para o Gestor Executivo de Cultura e Turismo, Filipe Mantovan, a entrega da Casa da Memória será um marco para a cidade: “Um projeto que nasceu há anos, uma demanda da sociedade. É o acesso à história se tornando realidade”. E complementa: “Será um local de grande importância para a educação, tanto para o ensino fundamental, quanto para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. E o mais importante, foi um projeto desenvolvido pela sociedade e poder público, em conjunto, como tudo deveria ser”.

A Casa da Memória de Várzea Paulista será ao lado da Biblioteca Municipal, no Espaço Cidadania. Avenida Ipiranga, 151 – Centro.