Projeto alinha a realidade vivida pelos alunos com a educação recebida na escola
Na manhã de terça-feira (24), foi apresentado o projeto Catadores da Terra desenvolvido pela equipe da Cemeb Professor João Baptista Nalini. A ação contou com a presença dos professores, dos pais colaboradores, dos alunos do quarto e quinto ano, além da diretora Quivânia Barros e da Gestora de Educação, Magali Souza.
Catadores da Terra é projeto que envolve a escola e a comunidade, baseado na reciclagem, já que é o recolhimento e venda destes materiais é uma fonte de renda para moradores do bairro onde a escola está localizada, no Jardim Buriti. “É um trabalho digno e faz parte da vida de muitos de nossos alunos, mas que não tem a devida visibilidade”, explica a diretora do Centro Educacional Quivânia Barros de Oliveira. O projeto leva para a escola a realidade dos Catadores de Reciclagem e amplia o ato de reciclar para diversas áreas do conhecimento, como ciências sociais, ciências naturais e matemática.
A gestora de Educação, Magali Souza, prestigiou o evento e ressaltou que o projeto apresenta um conhecimento significativo a partir da vivencia da comunidade, e que segundo ela, não se perderá com o tempo e desenvolvimento dos alunos. “Nesta ação estamos contribuindo com a sociedade e o planeta. Além de ajudar financeiramente algumas famílias”, explica. Segundo Magali, o Catadores da Terra é um sucesso. “Este projeto aproximou a comunidade da escola, promoveu a socialização e a apropriação das estórias de vida. Acredito que todos, assim como eu, estão preenchidos de orgulho e emoção por ver a escola retornando suas atividades”, finaliza.
O projeto promoveu uma exposição de brinquedos fabricados a partir de materiais recicláveis e ao final da atividade, foram distribuídas garrafas pets com sementes, fazendo jus à conscientização que o projeto proporciona, como uma semente que será semeada e multiplicada.
Já, Quivânia Barros de Oliveira, diretora do Cemeb Professor João Baptista Nalini afirma: “Nós acreditamos no trabalho da escola com a comunidade em conjunto à gestão administrativa. O projeto é uma realidade das crianças alinhada aos estudos, promovendo assim uma aproximação da comunidade para com a escola”.
No fim, foram distribuídas garrafas pets com sementes, fazendo jus à conscientização que o projeto proporciona, como uma semente que será semeada e multiplicada.
Projeto “Catadores da Terra”
O projeto viabiliza a arrecadação de materiais reciclados para à Dona Vera, catadora de recicláveis e avó de dois alunos, para posteriormente os vender nos pontos de coleta da região, conseguindo assim, a renda para sustentar sua família.
Criado durante a pandemia, o programa é interdisciplinar e uma extensão do cenário vivido pelos estudantes, proporcionando aos alunos a conscientização, o senso de responsabilidade e de comunidade, tanto, perante a sociedade, quanto ao meio ambiente.