Várzea Paulista participa de discussão de questões de assistência social da região

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Gestores e secretários das pastas dos Municípios da AUJ, debatem, em encontro organizado pela Prefeitura de Jundiaí, formas conjuntas para lidar com temas comuns

Representantes da Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista participaram, na tarde dessa terça-feira (17), de um encontro com gestores e secretários da pasta na AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí). Representantes de Várzea Paulista, Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Itupeva e Jarinu abordaram temas comuns de assistência social dessas cidades. A reunião, organizada pela Ugads (Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social) da Prefeitura de Jundiaí, foi feita no Centro de Referência do Idoso (Criju), dentro do Complexo Argos.

O gestor municipal de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista, Leandro Marques, e a gestora executiva da pasta Giany Póvoa estiveram presentes. Os gestores das cidades abordaram os reflexos da pandemia nas pessoas em vulnerabilidade social, e assuntos como a possibilidade de uma unidade própria de assistência e desenvolvimento social para a futura Região Metropolitana de Jundiaí.

Também foi feito um requerimento com a assinatura de todos os gestores municipais das cidades para ser entregue às Diretorias Regional e Estadual do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), para que a instituição possa retomar os atendimentos que têm sido encaminhados aos Crass (Centros de Referência de Assistência Social), por terem sido digitalizados por ela.

Segundo Marques, o impacto das novas demandas que têm sido atendidas por esses equipamentos é muito grande, pois não há mão-de-obra suficiente e os serviços específicos dos Crass ficam prejudicados. “O Município não pode tomar conta de uma demanda dos Estados e União. Não temos conseguido fazer o trabalho do Cras, como o fortalecimento de vínculos das famílias referenciadas”, afirma.

Perspectiva

A gestora da Ugads, Maria Brant, anfitriã do encontro, explicou à assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí que, com a proposta de criação da região, existe a ideia de criar uma agenda de encontros para traçar estratégias conjuntas. Segundo ela, as medidas a serem debatidas de forma cada vez mais formal visam ao enfrentamento de questões presentes em toda a região, como, por exemplo, o enfrentamento do trabalho infantil e a rede de atendimento às pessoas de rua.

Veja mais sobre a Região Metropolitana de Jundiaí, que Várzea Paulista integrará: https://tinyurl.com/vjfw6jm9.