Várzea Paulista terá Pré-Conferências de Assistência Social de 23 a 27 de agosto

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Encontros vão debater temas como gestão de direitos no enfrentamento a desigualdades, e atuação do SUAS em situações de calamidades públicas e emergências

A Prefeitura de Várzea Paulista realiza, entre os dias 23 e 27 de agosto, as Pré-Conferências Municipais de Assistência Social. Os cinco encontros diários, cada um com um eixo temático, serão virtuais. As reuniões vão preparar a discussão e elaboração de propostas da cidade a serem definidas na IX Conferência Municipal de Assistência Social, em 31 de agosto.

O tema da conferência será “Assistência social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”. Da conferência sairão delegados para representar a cidade na Conferência Estadual. Os interessados em se candidatarem à função de delegado, que levará as propostas do Município à etapa estadual, ou mesmo participarem das pré-conferências e conferências como convidados devem se inscrever até 30 de agosto.

“Para que possamos juntos, fazer uma assistência à população, com dignidade, iremos discutir 5 eixos importantes para o desenvolvimento desta unidade tão competente, que faz um trabalho de excelência a nossa comunidade”. Pontua o prefeito professor Rodolfo, que convida a população de Várzea Paulista para que participem dos encontros virtuais. “Acompanhe, sim, a nona conferência de assistência social pelo canal da nossa prefeitura municipal, a partir do dia 23 de agosto”.

Confira a programação:

23 de agosto, às 9 horas

Eixo 1: “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades”

24 de agosto, às 9 horas

Eixo 2: “Financiamento e orçamento como instrumentos para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”

25 de agosto, às 9 horas

Eixo 3: “Controle social: o lugar da sociedade civil no Suas (Sistema Único de Assistência Social) e a importância da participação dos usuários”

26 de agosto, às 9 horas

Eixo 4: “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”

27 de agosto, às 9 horas

Eixo 5: “Atuação do Suas em situação de calamidade pública e emergências”

Inscrições aqui.

Como participar da Conferência Municipal?

As inscrições são para delegados (representantes de: trabalhadores do Suas; usuários do Suas; entidades e organizações sociais de assistência social; governo) ou convidados, e o formulário pode ser acessado aqui.  Há um campo para cada uma dessas especificações. A pessoa inscrita receberá posteriormente o link para poder acessar a reunião virtual da pré-conferência ou conferência.